Relatório da ONU aponta, também, a aceleração do aumento dos níveis dos mares e da acidez dos oceanos
Agência Brasil
Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que a média da temperatura do planeta poderá aumentar em até 3,4 º C até o final deste século. O documento, que reúne estudos científicos da Organização Meteorológica Mundial e outros órgãos especializados, foi publicado nesse domingo, 22, um dia antes do início da Cúpula sobre a Ação Climática em Nova York.
Leia também
.: Manguezais brasileiros sofrem com aquecimento global
.: Emergência climática: “o tempo está se esgotando!”, adverte Papa
.: Pobres são os que mais sofrem com o aquecimento global, afirma Papa
Segundo o documento, que defende a adoção de medidas para combater o aquecimento global, a média da temperatura do planeta de 2015 para 2019 será 0,2 º C acima do período anterior de cinco anos. Além disso, ela é 1,1º C mais quente que os níveis pré-industriais de 1850 a 1900.
O relatório ainda aponta que o aumento dos níveis dos mares tem acelerado e, também, indica que a acidez dos oceanos aumentou 26% desde o início do período industrial por causa da absorção do CO2 liberado na atmosfera pelo uso de combustíveis fósseis. O documento afirma que as emissões de gases de efeito estufa continuam a subir porque combustíveis fósseis como o carvão e o petróleo ainda são as principais fontes de energia da humanidade.
Leia também
.: Países-ilhas são primeiros ameaçados pelo aquecimento global
.: 2018 foi o quarto ano mais quente com aumento de gases de efeito estufa
Por fim, o relatório alerta que a temperatura média global poderá aumentar 3,4°C até 2100, mesmo se governos conseguirem cortar suas emissões como prometido. Segundo o documento, países precisam se esforçarem ainda mais para limitar o aumento em 1,5 º C acima dos níveis pré-industriais. O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu que líderes mundiais levem os fatos a sério e urgentemente façam algo a respeito.