Dia Internacional do Riso

Sorrir é como um cartão de visita, diz psicóloga

Dia Internacional do Riso é comemorado em 18 de janeiro

Denise Claro
Da redação

Dia Internacional do Riso é comemorado nesta sexta-feira, 18./ Foto: Delmaine Donson by Getty Images

Nesta sexta-feira, 18, é comemorado internacionalmente o Dia do Riso. A data teve início em Mumbai, na Índia, na década de 90, quando um médico indiano fundou o primeiro clube da risada, como método terapêutico para seus pacientes.

Como se costuma dizer, “rir é o melhor remédio”. Um sorriso pode mudar o dia de alguém, e encarar a vida com leveza e alegria, além de ser contagiante.

No sentido anatômico, pesquisas mostram que quando uma pessoa sorri, movimenta até 80 músculos. A psicóloga Elaine Ribeiro explica que o sorriso faz bem para o organismo como um todo:

“O sorriso ajuda no bom funcionamento dos sistemas respiratório, cardiovascular e imunológico. Ele permite que nossas emoções estejam positivamente alinhadas, expressa nossa satisfação com as situações que temos. Quando rimos, temos uma sequência de reações positivas em nosso organismo, causadas principalmente pela produção de endorfina, neurotransmissor que atua nos estados de humor. Rir faz com que estejamos mais relaxados e sofrendo menos com estados de estresse. Além disto, estudos comprovaram que as risadas fazem com que o fluxo de sangue aumente 22%, reduzindo a pressão arterial.”

Mas não é somente para o corpo que o sorriso faz bem. Também em termos sociais e profissionais, o ato de sorrir pode ser usado como uma ferramenta de comunicação e de relacionamento pessoal:

“O sorriso é como um cartão de visita. Ao mostrá-lo, abrimos uma porta para os relacionamentos, uma vez que o sorriso mostra uma forma de forte empatia com uma situação. Além disso, causa bem estar e conecta pessoas desviando-as, em certos momentos, de situações de estresse e dificuldades cotidianas. O riso tem um papel social causado pela flexibilidade do corpo e da mente do indivíduo.”, lembra Elaine.

A especialista reforça que o sorriso pode quebrar barreiras e transformar situações. Em alguns casos, ele sinalizará um pedido de trégua, de parada. A liberação de hormônios que causam bem estar frente ao sorriso faz com que as reações dos outros sejam mais positivas:

“A fisionomia reflete os pensamentos, mas, por outro lado, os pensamentos também sofrem a influência da expressão fisionômica”. Ou seja,há uma correlação entre os estados de humor positivos, os sorriso liberados e a possibilidade de tornar um ambiente mais leve e passível de um clima mais favorável frente a uma adversidade.”

Sorrir sempre

Thaíse Praxedes (esq.) e Érika Araújo têm como marca registrada o sorriso./ Foto: Arquivo Pessoal

A auxiliar administrativa Thaíse Praxedes é conhecida por estar sempre sorrindo. Para ela, sorrir a faz sentir melhor em qualquer ocasião:

“Sorrio sempre. O sorriso, na minha opinião, é a consequência de um coração convicto de quem somos e o que podemos em Deus, de nossos privilégios como filhos de Deus. Mesmo quando fiquei viúva, aos 33 anos, encontrei em Deus o motivo para continuar sorrindo. Em um mundo cada vez mais egocêntrico, um sorriso pode contagiar de alegria os que estão à nossa volta.”

O sorriso também é marca registrada na vida da técnica de enfermagem e lutadora de Jiu-Jitsu Érika Araújo:

“Acredito que a vida fica mais leve sorrindo e que é preciso fazer piadas das coisas da vida. Ser alegre e sorrir nos ajuda a não desesperar diante das adversidades. Se as pessoas soubessem a consequência do sorriso para sua vida e da do próximo viveriam em melhor harmonia.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo