Nesta segunda-feira, 11, aconteceu uma celebração solene em Lourdes e em Roma, por ocasião dos 150 anos das Aparições de Nossa Senhora à Bernadete, e pelo Dia Mundial dos Doentes. No Vaticano, o presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde, cardeal Javier Lozano Barragán presidiu a missa.
.: Mais de 70 mil peregrinos são esperados hoje em Lourdes
Antes da celebração eucarística os fiéis presentes na Basilica Vaticana rezaram o Santo Rosário meditado junto a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e as relíquias de Santa Bernadete.
Assista ao vídeo
Entre cantos e louvores à Virgem, abanavam seus lenços na cor azul e branco lembrando as cores do Manto da Virgem de Lourdes.
Cardeal Lozano Barragam, presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde presidiu a Santa Missa para os doentes e acompanhadores da Obra Romana de Peregrinação, agentes sanitários e da Pastoral da Saúde.
Em sua homilia, retomou a mensagem do Santo Padre em Ocasião do Dia Mundial do Doente, onde diz: "que a Festa dos 150 anos de aniversário das aparições da Imaculada em Lourdes e a celebração do Congresso Eucarístico em Quebec, no Canadá, nos oferece a oportunidade de refletir sobre a estreita ligação entre o Mistério Eucarístico e a participação de Maria no projeto salvífico e a realidade do sofrimento humano. Podemos sempre nos achegar a Ele, presente no Sacramento do Altar com uma esperança que não decepciona, pois Ele acolhe a cada um como um Médico da Imortalidade que cura o físico e o espírito.
.: Confira as fotos da celebração