Em tempos difíceis

Sociedade sem Deus exige discipulado renovado, diz cardeal

"Se são tempos difíceis para nossos povos, precisamos de um discipulado igualmente renovado, que responda aos desafios de uma sociedade sem Deus. Precisamos de mais animação bíblica. Ser missionário é algo substancial". Estas foram as palavras do cardeal de Tegucigalpa, em Honduras, Oscar Rodriguez Maradiaga, em coletiva de imprensa na Conferência de Aparecida (SP), na manhã desta quarta-feira, dia 16.

O cardeal e o especialista em Ciências Sociais da Universidade Gregoriana de Roma, Guilhermo Escobar Herran, apontaram as primeiras tendências e perspectivas dos documentos entregues pelos presidentes das conferências episcopais da América Latina e do Caribe, na conferência.

O cardeal Maradiaga ressaltou ainda que todos os batizados precisam ter um espírito missionário mais vivo, criativo e ativo para renovar sua missão.

Pobreza no continente latino-americano, falta da educação na fé dos batizados e deficiência na catequese foram uns dos temas abordados pelo estudioso Guilhermo Escobar, que participa da V Conferência na condição de perito. O convidado também considera outros fatores problemáticos na América Latina, como a degradação da família, a violência, a má distribuição de renda dos países e a corrupção "como flagelo de nossos povos".

Conferência
A V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe foi inaugurada pelo Papa Bento XVI, no domingo, dia 13. Os 262 participantes viveram uma manhã de recolhimento e oração, na segunda-feira (14), e à tarde começaram a ouvir as sínteses de todas as conferências episcopais que participam do encontro. Na terça-feira (15), deu-se prosseguimento à apresentação das realidades de cada país e do processo metodólogico de discussão e votação na conferência, que terá o uso de urna eletrônica.

.: Veja tudo que foi publicado sobre a V Conferência

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo