Apelo à oração

Situação de Hong Kong atinge níveis críticos, alerta cardeal

Cardeal pede orações e convida fiéis a celebração eucarística

Da redação, com Agências

O administrador apostólico de Hong Kong, cardeal  John Tong Hon, fez uma apelo nesta quinta-feira, 15, a todos os católicos para que rezem pela situação do território. Em mensagem enviada à todas as paróquias, aos institutos religiosos masculinos e femininos e às comunidades católicas de Hong Kong, o cardeal fala que “a situação  atingiu um nível crítico” e apela à oração.

Na carta, a Igreja Católica pede que os fiéis dediquem as sextas-feiras, de “modo intenso”  às iniciativas de oração,  jejuns, missas, adorações eucarísticas, via-sacras e ações de caridade para os pobres e os mais necessitados. O cardeal informou ainda que irá presidir uma celebração no dia 23 de agosto, com a participação de todos os sacerdotes da diocese, na intenção do grave momento vivido na região. 

A iniciativa foi tomada depois que manifestantes pró-democracia bloquearam, no último sábado, 10, o Aeroporto Internacional de Hong Kong, forçando a cancelamento de vôos. Houve confrontos violentos entre policiais e manifestantes e a situação só voltou a se normalizar na quarta-feira, 14. O governo da China  considerou a ação como “ato terrorista” e despertou rumores  de uma repressão militar para sufocar o movimento iniciado há 10 semanas. 

Hong Kong passa pela crise política mais grave desde sua reanexação à China, em 1997. As manifestações, que tiveram início em junho,  são uma resposta a um projeto de lei que autorizaria extradições para Pequim, além de denunciar a redução de liberdade e as ingerências da China em assuntos internos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo