Comunidade Canção Nova também participou do encontro de profissionais da comunicação
Reportagem de Flavio Rogério e Gilberto Pereira
Profissionais de rádios e TVs de inspiração católica de todo o país estão reunidos em São Paulo para discutir temas ligados à espiritualidade, novas tecnologias e estratégias de comunicação. A iniciativa da Associação Católica Mundial para a Comunicação tem o apoio da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB.
Conectar profissionais de comunicação de diferentes realidades, mas com a mesma missão. Um dos principais objetivos da Assembleia Geral da Associação Católica Mundial para Comunicação, Signis Brasil. “Jesus sempre indicou o caminho para o diálogo, a comunhão, a participação, como o Sínodo tem apresentado para nós. Então, pessoas tão diferentes, vindas de tantos lugares diferentes, caminhando na mesma direção, é uma ação de comunhão proposta pelas instituições eclesiais que aqui estão presentes”, pontuou o assessor da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, padre Tiago Sibula.
Durante os quatro dias de evento, foram discutidos temas como espiritualidade, novas tecnologias e estratégias de comunicação, sempre com a proposta de um caminho sinodal.
“Um dos processos que estão sendo consolidados aqui hoje é esta união dos veículos de comunicação, caminhar juntos, pautas conjuntas, processos conjuntos e também um momento de dialogar e colocar as experiências positivas”, afirmou o diretor da SIGNIS América Latina e Caribe, Alessandro Gomes.
Além dos momentos de plenário, houve partilhas em grupos divididos por segmento. Representantes do sistema Canção Nova de Comunicação também participaram do encontro, uma forma de reafirmar a missão de anunciar o Evangelho com vida e esperança.
“Nós, como Canção Nova, nos colocamos com a igreja e para a Igreja. Então é um momento único de compartilhamento, de informações, onde a gente conhece outras rádios, outras televisões, outras pessoas que, como nós, também faz esse processo de evangelização”, contou a gerente da Rádio Canção Nova, Patrícia Cabral.
A assembleia também foi marcada pela eleição da nova presidência da Signis Brasil. A escolha aconteceu na manhã desta sexta-feira. O novo presidente escolhido é Jason Socachesque e a vice-presidência será de Angélica Lima.
O mandato de 2026 a 2028 também terá novo secretário e conselho fiscal. Eles terão um compromisso de continuar a missão da associação, que é a de animar e unir os profissionais e meios de comunicação católicos.
“A Signis, ela tem por missão ajudar a construir a paz por meio dos veículos de comunicação, mas com a perspectiva de um caminho que nos leve à também construção da paz, mas que nos leve a entender o processo da comunicação dentro da sociedade”, concluiu Alessandro.

