Igreja

Seul: nasce fundação missionária com o nome do Cardeal Cheong

Iniciativa foi lançada pela Arquidiocese de Seul, onde o Cardeal Cheong era arcebispo

Da redação, com Agência Fides

Iniciativa foi lançada pela Arquidiocese de Seul, onde o Cardeal Cheong era arcebispo/ Foto: REUTERS/Kim Kyung-Hoon

A Arquidiocese de Seul lançou uma fundação missionária em homenagem a seu ex-arcebispo, Cardeal Nicholas Cheong, a “Nicholas Cheong Missionary Scholarship Foundation”.

Conforme explicado em uma nota enviada à Agência Fides pelo Escritório de Comunicações da Arquidiocese, a nova Fundação garantirá bolsas de estudo e “será uma pedra angular da pastoral para apoiar missionários leigos e artistas” em sua missão de anunciar o Evangelho com palavras e atos. A iniciativa, que deve durar pelo menos 10 anos, até 2031, centenário de nascimento do Cardeal Cheong, nasceu porque o Cardeal sempre destacou a importância da vocação missionária de toda a Igreja e o papel de evangelizador de cada pessoa batizada.

Missão

Nos últimos meses, a Arquidiocese realizou uma pesquisa entre os missionários leigos, como preparação para o projeto, e a pesquisa revelou que a maioria deles enfrenta desafios de vários tipos: neste sentido, as bolsas podem ajudá-los a continuar sua formação e sua missão em alcançar as pessoas de todo o mundo com a mensagem cristã de amor e salvação.

Os bolsistas serão selecionados entre os missionários católicos coreanos leigos que estão atualmente no exterior para servir e evangelizar comunidades no sudeste da Ásia e em outras nações. Cada candidato será avaliado por um comitê especial, e os vencedores serão premiados em uma cerimônia anual de premiação de bolsa de estudos em 6 de dezembro, festa de São Nicolau. Além disso, a Fundação pretende organizar um “Centro de Apoio à Arte e Cultura Católica”, que oferece aos artistas católicos recursos financeiros e de apoio organizacional, como relações públicas, assistência jurídica, diversos serviços de assistência e consultoria.

Inspiração

As raízes do projeto estão em um encontro entre o cardeal Cheong e uma atriz católica coreana Maria Magdalena Ji-young Kim durante a estreia de um filme há dez anos. A mulher ficou muito impressionada com as palavras do saudoso Cardeal: “A missão sempre foi para mim o ponto de referência essencial no que diz respeito às palavras e aos atos”. A mulher mais tarde foi ao Padre Matthias Young-Yup Hur, porta-voz da Arquidiocese de Seul – e hoje Presidente da “Fundação Nicholas Cheong Missionary Scholarship” – e doou 34.000 dólares americanos como uma contribuição para apoiar o trabalho missionário do Cardeal Cheong. Dessa primeira doação nasceu a ideia de tornar mais estruturada esta assistência missionária, criando uma Fundação especial.

O cardeal Yeom, arcebispo emérito de Seul, foi visitar Maria Magdalena Kim no hospital, antes da morte da mulher, para discutir novamente essas questões. Foi assim que o projeto da Fundação se concretizou. O Cardeal Cheong nasceu em Seul em 1931. Foi ordenado sacerdote em 18 de março de 1961 e estudou na Pontifícia Universidade Urbaniana, obtendo a Licenciatura em Direito Canônico. Foi Arcebispo de Seul e Administrador Apostólico da Diocese de Pyongyang por 14 anos, a partir de 1998, quando foi nomeado para o cargo após o falecido Cardeal Stephen Kim Sou-hwan (1922-2009). O Papa Bento XVI o elevou ao posto de cardeal em 24 de março de 2006. Ele morreu em 27 de abril de 2021.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo