O Papa Francisco dizia que “os jovens não são apenas o futuro, mas o agora da Igreja”. O beato Carlo Acutis abraçou essa missão, utilizando tudo o que estava ao seu alcance para anunciar o Evangelho. A última reportagem da série sobre a juventude mostra como o testemunho do jovem, que evangelizava pela internet, inspira as novas gerações.
Reportagem de Flavio Rogério e Antonio Matos
Vitória, desde criança, foi incentivada pelos pais a viver a fé. Já Gustavo começou a participar da Igreja no ano passado após receber o sacramento da crisma. Ambos estudam no complexo onde se encontra a primeira paróquia do mundo dedicada a Carlo Acutis na zona sul de São Paulo.
“Eu como jovem vejo várias histórias de santos que eles deram grandes coisas e às vezes eu fico pensando em mim e ‘será que isso é possível?’ E olhar pra história do Carlo é a certeza que um dia eu também posso ir pro céu”, disse a estudante, Victória Kager.
“Poder estudar perto ao sacrário, poder intervalos, poder vir ajoelhar diante de Jesus, ter essa graça na nossa vida, eu considero uma graça muito grande perante a que a gente pode ter”, falou o estudante, Gustavo Piccoli.
A paróquia universitária foi criada em 2023 por Dom José Negri e pertence à Diocese de Santo Amaro. Os jovens que vêm até aqui pedir a intercessão de Carlo Acutis tem a alegria de encontrar uma relíquia do futuro santo.
“Existe uma proximidade que liga com esse lugar. A mãe dele já sabe dessa paróquia. ela ficou feliz que já tivesse algum lugar querendo dedicar ali uma homenagem ao seu filho. E ela então ofereceu uma relíquia aqui para nós, sem contar as graças que nós já estamos vendo aqui pela presença da relíquia, pela intercessão dele”, contou o frei Diego Santana, da Paróquia universitária Beato Carlo Acutis.
Padre Fábio Vieira recebeu a missão de propagar essa devoção no Brasil após se tornar amigo da mãe de Carlo, dona Antônia Salzano. Durante a pandemia, o sacerdote morou com a família do beato, cuja festa litúrgica acontece no dia 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil. Mas essa ligação com o nosso país vai além. O milagre realizado pela intercessão de Carlo e reconhecido pelo Vaticano para sua beatificação ocorreu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
“Depois da beatificação foi que eu fui ter noção da dimensão, da proporção que era de ter convivido na casa de um santo, né, de uma família que é normal como qualquer outra, que tem suas coisas. O Brasil acolheu de tal modo a devoção ao Carlo Acutis que é impressionante”, relatou o diretor espiritual dos devotos de Carlo Acutis no Brasil, padre Fábio Vieira.
O jovem ficou conhecido como patrono da internet por sua habilidade com a tecnologia. Ele criou um site que reunia milagres eucarísticos ocorridos pelo mundo e utilizou das ferramentas digitais para evangelização. “Um jovem que usou de tudo que tinha no mundo a favor de fazer o bem pros outros. Era um jovem de muita caridade, muita atenção ao próximo, de muita alegria, de fazer brincadeiras para dar alegria aos outros”, completou o frei.
E na paróquia dedicada a Carlo Acutis, é comum os jovens se reunirem para rezar, pedindo a intercessão do futuro santo, que como eles, usa tênis e calça jeans. “Realmente ele usava o computador e a tecnologia pro bem dele e pro bem de todos”, afirmou a estudante, Gabriela Alcantara.
“Mesmo se ele não falasse nada, não tivesse as frases dele, eu acho que apenas o exemplo de vida dele já seria o suficiente para ver o próprio Evangelho”, concluiu o estudante, Miguel Reimberg.