28 de julho

Sequestro de padre Dall'Oglio na Síria completa quatro anos

Desde seu sequestro em 2013, não se sabe nada sobre o paradeiro do padre Paolo Dall’Oglio

Da redação, com Rádio Vaticano

Nesta quinta-feira, 28, recordam-se os quatro anos do sequestro do Padre Paolo Dall’Oglio. O sacerdote jesuíta italiano foi sequestrado na cidade síria de Raqqa. Desde então, nada se sabe sobre o seu paradeiro.

Há dois anos, no Angelus de 26 de julho, o Papa Francisco se pronunciou sobre este caso com as seguintes palavras:

“Dirijo um apelo consternado e urgente a favor da libertação deste estimado religioso. Não posso esquecer também os Bispos ortodoxos raptados na Síria e todas as demais pessoas que, nas áreas de conflito, foram sequestradas. Faço votos pelo renovado compromisso das competentes Autoridades locais e internacionais, para que a estes nossos irmãos seja restituída a liberdade.”

Quase meio milhão de mortos

Os conflitos na Síria já duram seis anos. Neste período somam-se quase 500 mil mortos e 12 milhões de deslocados e refugiados.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas recebeu nesta quinta-feira, 28, um relatório sobre a situação humanitária na Síria. Cerca de 50 mil civis permanecem presos na cidade de Raqa.

De Amã, na Jordânia, a secretária-geral assistente da ONU para Assuntos Humanitários, Ursula Mueller, falou sobre sua visita ao campo de refugiados de Azraq, o segundo maior do país. Cerca de 35 mil refugiados sírios vivem no local, muitos há anos e a maioria mulheres e crianças. Cerca de 25% vieram da cidade de Aleppo.

Redução da violência

Mueller  disse ao Conselho que, embora a violência continue diminuindo em algumas áreas desde um acordo em 4 de maio, a situação humanitária e de proteção permanece extremamente difícil para civis em muitas partes do país.

Ela mencionou a retomada de operações militares na área sitiada do leste de Ghouta, na área rural de Damasco, e no bairro de Jobar na capital síria.

Ursula Mueller afirmou que a ONU e parceiros estão dando assistência aos deslocados e estão prontos a fornecer apoio à cidade de Raqa, assim que as condições de acesso e segurança permitam. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo