EM TODO O MUNDO

Semana Laudato Si’ celebra encíclica e promove cuidados com o planeta

Programação dos eventos gira em torno da exibição do filme “A Carta”; atividades começam neste domingo, 21, e se estendem até a Solenidade de Pentecostes, no dia 28

Gabriel Fontana, com informações de Laudato Si’ Week
Da Redação

Foto: Noah Buscher via Unsplash

Aproxima-se o oitavo aniversário da carta encíclica Laudato Si’, escrita pelo Papa Francisco e publicada na Solenidade de Pentecostes de 2015, no dia 24 de maio daquele ano. Para comemorar, acontece em todo o mundo a Semana Laudato Si’, com ações voltadas para o cuidado da casa comum.

O evento é organizado pelo Dicastério do Vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e facilitada pelo Movimento Laudato Si’. Neste ano, a celebração começa neste domingo, 21, e se estende até o dia 28, Solenidade de Pentecostes.

A Laudato Si’

Padre Wendel Ribeiro / Foto: Arquivo pessoal

A carta encíclica Laudato Si’ foi o primeiro documento do tipo a tratar exclusivamente do cuidado com a casa comum, ou seja, o planeta Terra. O padre da Diocese de São José dos Campos (SP), professor de História da Igreja e mestre em Teologia, Wendel Ribeiro, destaca que o objetivo do Papa ao escrevê-la é “unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral” (n.13).

“Quem lê a Laudato Si’ é convidado e convocado à admiração, à beleza e desejo de cuidar do meio ambiente que está doente por conta do egoísmo e ganância dos seres humanos”, afirma o sacerdote.

O professor de História da Igreja também explica que os destinatários da encíclica não são apenas os católicos, mas todos os homens “de boa vontade”. Uma vez que a Igreja possui uma teologia da criação, cujo tema principal é a dignidade da pessoa humana, torna-se de suma importância o cuidado com o planeta Terra, o que não se restringe apenas aos católicos, argumenta o presbítero.

Ecologia integral

“A encíclica do Santo Padre Francisco traz nova contribuição para o desenvolvimento da doutrina social da Igreja: o tema da ecologia integral”, declara o padre Wendel. O mestre em Teologia detalha: isso não significa igualar os indivíduos e divinizar a terra, indicando que o ser humano possui um valor especial com relação aos outros seres da criação. Contudo, a preocupação com o meio ambiente leva a um compromisso constante com os problemas da sociedade.

Leia também
.: Laudato si’, do Papa Francisco, inspira ações pelo meio ambiente

.: Francisco pede “poesia e coragem” para concretizar a Laudato si’

“Fica evidente que os cristãos e os homens de boa vontade precisam urgentemente se conscientizarem da necessidade de uma ecologia integral, a nível pessoal – no sentido de mudança de hábitos, de atitudes e na forma de pensar, isto é, ecologia antes de tudo é uma vivência”, indica o sacerdote.

O movimento e a semana

O Movimento Laudato Si’ surgiu em 2015, mesmo ano em que o documento homônimo foi publicado. O nome original era Movimento Católico Global pelo Clima, mas em 29 de julho de 2021, foi alterado para o mesmo título da encíclica escrita por Francisco, definida no site oficial como “marco que tocou nossos corações profundamente e nos uniu para avançar em nossa missão de cuidar de nossa casa planetária em perigo”.

A partir desse movimento surgiu a Semana Laudato Si’, em 2016, para comemorar o primeiro aniversário da divulgação da carta. Desde então, tornou-se uma celebração anual em que os católicos se reúnem e se alegram com o progresso feito, e se comprometem a continuar rezando e agindo pela casa comum.

Filme A Carta

Neste ano, o tema da Semana será “Esperança para a Terra. Esperança para a humanidade”. A programação do evento gira em torno do filme A Carta, disponibilizado no YouTube. O longa-metragem conta a história de quatro “poetas sociais” afetados diretamente pela crise climática e que viajam a Roma para se encontrar com o Papa Francisco, e inclui a conversa deles de forma exclusiva.

Frei Marx Rodrigues / Foto: Arquivo pessoal

“O Papa Francisco chama para o Vaticano as pessoas da periferia do mundo (…) para estar no centro da discussão, nos mostrando outras formas de pensar o nosso futuro”, explica o franciscano, Frei Marx dos Reis, que contribui com a promoção da Semana. Entre os protagonistas do filme está um brasileiro – o cacique Dadá, ele é chefe da tribo Novo Lugar, do povo indígena Borari, que reside no território de Maró, situado no Pará.

O local tem sofrido com a presença de extrativistas madeireiros ilegais. Diante dessa situação, o cacique Dadá passou a usar o sistema de GPS para produzir imagens das atividades de extração, a fim de denunciar os criminosos. Por conta disso, ele já chegou a ser sequestrado e torturado, mas não deixou de prosseguir com sua missão.

Promover o cuidado com a casa comum

A ideia da campanha, segundo Frei Marx, é mobilizar todos os fiéis à ação, promovendo os cuidados com a casa comum. “Grupos nas dioceses vão conversar e ver esse filme, haverá interface com a juventude para conversar, projeção em grandes espaços públicos conhecidos… Vamos ter uma audiência pública chamando também nosso Estado para discutir os projetos que têm matado a nossa Terra e as pessoas vulneráveis”, detalha o religioso.

Interessados em promover atividades na Semana Laudato Si’ podem se inscrever no site do evento. Além da exibição do filme em diversos lugares no mundo, também estão agendadas uma mesa redonda, na terça-feira, 23, uma “resposta” à Carta no sábado, 27, e uma celebração litúrgica em Assis, Itália, no domingo, 28, encerrando a Semana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo