Rafaela Silva (judô) e Kelvin Hoefler (skate street) brigaram por medalhas, mas ficaram “no quase”; Juliana Vieira conquistou vitória histórica no badminton
Gabriel Fontana
Da Redação
Diferentes emoções marcaram o dia dos atletas brasileiros em Paris. Nesta segunda-feira, 29, o Brasil conquistou importantes vitórias e classificações no tênis e no tênis de mesa, mas também viu escapar medalhas no judô e no skate street.
Na categoria até 57 kg, a judoca Rafaela Silva alcançou a semifinal, mas foi derrotada pela sul-coreana Mimi Huh. Restou a disputa pelo bronze contra a japonesa Haruka Funakubo, mas novamente a brasileira foi superada, encerrando sua participação nas Olimpíadas sem conquistar nenhuma medalha.
Quem também ficou no quase foi o skatista Kelvin Hoefler. Medalhista de prata em Tóquio, o brasileiro chegou a parcialmente obter a medalha de bronze, mas acabou na 6ª posição geral com 270,27 pontos. O japonês Yuto Horigome (281,14) e os estadunidenses Jagger Eaton (281,04) e Nyjah Huston (279,38) ficaram com as medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente.
Outra derrota que marcou a segunda-feira foi do judoca Daniel Cargnin, da categoria até 73 kg. O medalhista de bronze em Tóquio 2020 perdeu logo na estreia, sendo superado por Akil Gjakova, de Kosovo, e ficou fora da disputa por sua segunda medalha olímpica.
Vitórias e classificações importantes
Se por um lado o dia teve derrotas doloridas, por outro o Brasil também obteve vitórias e classificações importantes. Entre elas está a de Juliana Vieira, atleta de badminton, que bateu Lo Sin Yan Happy, de Hong Kong, e se tornou a primeira brasileira a ganhar uma partida da modalidade nas Olimpíadas. Ainda na fase de grupos, Juliana depende de uma vitória da sua adversária sobre a tailandesa Supanida Katethong para avançar de fase.
Outro destaque do dia foi a estreia da seleção feminina de vôlei. As brasileiras encararam o time do Quênia e venceram com tranquilidade, por 3 sets a 0. A próxima partida acontece na quinta-feira, 1º de agosto, contra o Japão.
No tênis, Beatriz Haddad Maia foi eliminada no torneio simples feminino pela eslovaca Anna Karolína Schmiedlová, mas avançou de fase na disputa por duplas com Luisa Stefani após baterem as chinesas Yuan Yue e Zhang Shuai. As tenistas querem repetir o feito da própria Stefani junto a Laura Pigossi na última edição das Olimpíadas e conquistar mais uma medalha olímpica no esporte.
A dupla masculina também avançou de fase: Thiago Monteiro e Thiago Wild venceram Alexander Bublik e Aleksandr Nedovyesov, do Cazaquistão. Da quadra para o ginásio, Vitor Ishiy fez sua estreia no torneio simples de tênis de mesa e despachou o australiano Nicholas Lum. Na próxima fase da competição, o brasileiro enfrentará o alemão Dimitrij Ovtcharov, medalhista de prata em Tóquio 2020.
Quadro de medalhas
Até o momento, o Brasil ocupa a 14ª posição geral das Olimpíadas de Paris 2024 e acumula três medalhas, todas conquistadas no domingo, 28 de julho: o judoca Willian Lima conquistou uma de prata enquanto a judoca Larissa Pimenta e a skatista Rayssa Leal ganharam medalhas de bronze. O quadro de medalhas é liderada pelo Japão, com seis medalhas de ouro e 12 ao todo, seguido por China (cinco medalhas de ouro e 10 no total) e Coreia do Sul (cinco medalhas de ouro e nove ao todo).