AERPORTO DESTRUÍDO

Segundo Pentágono, ataque em Cabul foi feito por uma única explosão

O general estadunidense Frank McKenzie havia dito inicialmente que que dois homens-bomba haviam atacado o portão do aeroporto

Da redação, com Reuters

Imagens de satélite mostram o aeroporto destruído em Cabul / Foto: Reprodução Reuters

Um ataque mortal na capital do Afeganistão, Cabul, nesta quinta-feira, 26, foi executado por um único homem-bomba no portão do aeroporto e não houve uma segunda explosão em um hotel próximo, informou o Pentágono nesta sexta-feira, 27.

O ataque ao aeroporto de Cabul, que matou 13 soldados americanos e pelo menos 79 afegãos, foi reivindicado por militantes do Estado Islâmico. A afiliada afegã do Estado Islâmico, ISIS-Khorosan, emergiu como inimiga do Ocidente e do Talibã.

O ataque marcou as primeiras baixas militares estadunidenses no Afeganistão desde fevereiro de 2020 e representou o incidente mais mortal para as tropas em uma década.

General William Taylor durante coletiva de imprensa realizada pelo Pentágono / Foto: Reprodução Reuters

O general americano Frank McKenzie, chefe do Comando Central dos Estados Unidos, disse na quinta-feira, 26, que a informação inicial era de que dois homens-bomba haviam atacado o portão do aeroporto e o hotel Baron.

“Posso confirmar para vocês que não acreditamos que tenha ocorrido uma segunda explosão no Baron Hotel ou próximo a ele, que tenha sido um homem-bomba”, disse o general William Taylor a jornalistas. O militar explicou ainda que as tropas americanas feridas no ataque estão sendo tratadas na Alemanha.

Por fim, Taylor explicou que cerca de 300 cidadãos norte-americanos foram evacuados nas últimas 24 horas, elevando o número total de americanos evacuados para cerca de 5.100.

O ataque desta quinta-feira, 26, ocorreu durante uma evacuação liderada pelos Estados Unidos de dezenas de milhares de pessoas. O Talibã chegou ao poder há quase duas semanas, quando as forças estrangeiras começaram a se retirar, pondo fim a uma guerra de 20 anos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo