Mudança

Seguindo os Estados Unidos, Paraguai inaugura embaixada em Jerusalém

Houve uma cerimônia de inauguração que contou com a presença do primeiro-ministro israelense e o presidente paraguaio

Da redação, com Reuters

Seguindo os passos dos Estados Unidos, o Paraguai também anunciou nesta segunda-feira, 21, sua embaixada em Jerusalém, deixando também Tel Aviv para trás.

Houve uma cerimônia de inauguração que contou com a presença do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e do presidente paraguaio, Horacio Cartes. Os Estados Unidos realocaram sua embaixada para Jerusalém há uma semana, o que gerou controvérsias entre os palestinos. A Guatemala também seguiu o país norte-americano, quando anunciou sua embaixada na Terra Santa na quarta-feira, 16.

O status de Jerusalém é um dos mais espinhosos obstáculos para se chegar a um acordo de paz entre Israel e os palestinos, que com amplo apoio internacional querem Jerusalém Oriental, que foi capturada por Israel na guerra de 1967, como sua capital.

Em dezembro, o presidente norte-americano, Donald Trump, reconheceu Jerusalém como capital de Israel, alterando décadas da política dos Estados Unidos e enfurecendo o mundo árabe e seus aliados do Ocidente. A maior parte das potências mundiais não reconhece a soberania de Israel. Dizem que seu status deveria ser discutido por meio de negociações de paz.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo