window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Prognóstico

Século XXI poderia ser "século das religiões"

O Atlas do Cristianismo Global, editado pela Edinburgh University Press, prognosticou que, para o ano 2050, o agnosticismo retrocederia dos atuais 9,3% para 6,1% da população mundial, o que converteria o século XXI no "século das religiões".

O estudo foi promovido pela Conferência Missionária Mundial de Edimburgo, que acontece na Escócia para comemorar o centenário do primeiro grande encontro missionário inter-confessional de 1910.

Segundo o jornal espanhol La Razón, essa investigação assinala que, em 2050, os cristãos continuarão sendo a terceira parte da população mundial, passando do 33,2% para os 35%. De uma provável população total de 9,2 bilhões de pessoas, os cristãos serão 3,2 bilhões.

A publicação acrescenta que "o amplo crescimento dos cristãos no sul do mundo foi equilibrado pela queda nos países de antiga raiz cristã, com o resultado de que – exatamente como há um século atrás –, dois terços da humanidade segue sendo não-cristã".

Em 2050, quase 74% dos cristãos poderia viver entre a América do Sul, África, Ásia e Oceania.

O jornal assinalou que "o verdadeiro salto adiante será dado pelo Islã, que, com quase 2,5 bilhões de fiéis, passará a corresponder a 27% da população mundial". Atualmente, os muçulmanos são 22,4% da população mundial e, em 1910, eram 12,6%.

Na atualidade, hinduístas são 13,7%; agnósticos, 9,3%; budistas, 6,8%; fiéis das religiões tradicionais chinesas correspondem a 6,6% e os judeus a 0,2%.

O que é agnosticismo?

Agnosticismo é a dúvida sobre a existência de Deus e sobre a veracidade de qualquer religião teísta, por falta de provas favoráveis ou contrárias. Saiba mais sobre religião clicando aqui.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo