Áreas de conflito

Secretário-geral da Caritas acredita na paz para Sudão do Sul e Congo

Os dois países passam por crises humanitárias graves e precisam de ajuda da comunidade internacional

Da redação, com Rádio Vaticano

Nesta quinta-feira, 23, o Papa Francisco preside, no altar da cátedra da Basílica Vaticana, um momento de oração pela paz no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo. De acordo com o secretário-geral da Caritas Internacional, Michel Roy, a situação de perigo no Sudão do Sul e na República do Congo é grave, mas pode ser superada.

Para Roy, é importante acabar com a indiferença existente nestas áreas de conflito, que vivem sob injustiça social e econômica. As duas nações africanas estão devastadas e milhões de pessoas deslocadas sofrem os efeitos da violência, além de terríveis crises humanitárias.

“Escolhemos o Sudão do Sul e o Congo como exemplos de pessoas e países que estão sofrendo muito com estes conflitos que nunca quiseram e dos quais são vítimas”, afirmou o secretário-geral.

Interesses econômicos e políticos, de acordo com Roy, alimentam estes conflitos e aumentam a perda de segurança nos dois países que fizeram milhões de pessoas se deslocarem e sofrer todas as consequências que isto implica. Além disto, as necessidades dessas pessoas são inúmeras: elas estão famintas, precisam de comida e assistência médica, e mesmo que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura tenha lançado um programa humanitário, ele está parcialmente financiado e longe de ser o suficiente.

“As necessidades são humanitárias também em locais como a República Centro-Africana, Darfur e muitas outras nações, há a necessidade urgente de resposta humanitária que a comunidade internacional não parece estar pronta para dar”, disse Roy.

Por fim, o secretário-geral disse que é necessário mobilizar políticos de todos os níveis e pressionar a comunidade internacional a encontrar uma saída para estes problemas. “A paz pode ser alcançada, é apenas uma questão de vontade”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo