window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Palavras de Bento XVI

Saudação do Papa à Comissão para o diálogo católico-ortodoxo

Saudação do Papa aos membros da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais

Eminências
Excelências,
Queridos irmãos em Cristo,

É com grande alegria que vos recebo, os membros da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais. Através de vocês, de bom grado, estendo minha saudação fraternal aos veneráveis irmãos, os chefes das Igrejas Ortodoxas Orientais.

Sou grato pelo trabalho da Comissão que teve início em janeiro de 2003, como uma iniciativa partilhada das autoridades da Igreja da família de Igrejas Ortodoxas Orientais e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Como vocês sabem, a primeira fase do diálogo, de 2003 a 2009, resultou no texto comum intitulado “Natureza, Constituição e Missão da Igreja”. O documento descrevia os aspectos dos princípios eclesiais fundamentais que partilhamos e identificamos e que exigem uma reflexão mais aprofundada nas fases subsequentes do diálogo.

Nós só podemos ser gratos que, após quase 1500 anos de separação, nós ainda chegamos a um acordo sobre a natureza sacramental da Igreja, sobre a sucessão apostólica no serviço sacerdotal e sobre a necessidade de impulsionar o testemunho do Evangelho de Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, no mundo.

Nesta segunda fase, a Comissão tem refletido a partir de uma perspectiva histórica sobre as maneiras pelas quais as Igrejas manifestaram a sua comunhão através dos tempos. Durante o encontro desta semana, vocês estão aprofundando seus estudos sobre a comunhão e a comunicação que existia entre as Igrejas até meados do século V da era cristã, bem como o papel desempenhado pela monastia na vida da Igreja primitiva.

Nós devemos estar confiantes que suas reflexões teológicas levarão nossas Igrejas, não só a compreender mais profundamente a outra, mas resultará na continuidade da nossa viagem rumo a plena comunhão com a qual somos chamados pela vontade de Cristo.

Por esta intenção, nós elevações nossas preces comuns durantes a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que terminou há pouco.

Muitos de vocês são de regiões onde os indivíduos e as comunidades cristãs enfrentam provações e dificuldades o que nos causa profunda preocupação.

Todos os cristãos devem trabalhar em conjunto na aceitação e na confiança mútua, a fim de servir à causa da paz e da justiça.

Que a intercessão e os exemplos dos muitos mártires e santos, que deram o corajoso testemunho de Cristo em todas as nossas Igrejas, sustentem e fortaleçam vocês e suas comunidades cristãs.

Com sentimentos de afeto fraterno, invoco sobre todos vós a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo