Missionário da misericórdia

São Pio de Pietrelcina: Papa ressalta vida de oração e escuta

São Pio de Pietrelcina é celebrado hoje; sua vida dedicada à oração e ao ministério da Confissão é exemplo ainda hoje, 53 anos após sua morte

Da Redação

Igreja celebra São Padre Pio em 23 de setembro/Foto: Stefano Rellandini – REUTERS

Uma história de vida dedicada à oração. Uma ênfase ao ministério da Confissão, tornando-o conhecido como um verdadeiro missionário da misericórdia. São Pio de Pietrelcina – o conhecido padre Pio – é celebrado nesta quinta-feira, 23, e o Papa Francisco recordou o grande exemplo deste santo dos tempos modernos.

Leia também
.: Padre Pio: brasileira que recebeu carta do santo conta experiência

“#SãoPiodePietrelcina dedicou inteiramente sua vida à oração e à escuta paciente dos irmãos, sobre cujos sofrimentos derramava como bálsamo a caridade de Cristo. Que imitando o seu exemplo heroico possamos tornar-nos, também nós, instrumentos do amor de Deus pelos mais frágeis”, escreveu o Papa em sua conta no Twitter.

Padre Pio era seguidor de São Francisco: entrou no Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos aos quinze anos de idade, adotando o nome de “Frei Pio”. Sua vida foi marcada pelo sofrimento e realidades sobrenaturais. Ele recebeu os estigmas, sinais da Paixão de Jesus Cristo, em seu próprio corpo.

Em 2018, foram comemorados o centenário dos estigmas e os 50 anos de morte de Padre Pio. Na ocasião, o Papa Francisco visitou as cidades de Pietrelcina e de São Giovanni Rotondo, terra do sacerdote italiano. O Pontífice lembrou que foi naquela comunidade que padre Pio temperou sua própria humanidade, aprendeu a rezar e a reconhecer a carne do Senhor nos pobres.

Padre Pio morreu em 1968. Foi beatificado no dia 2 de maio de 1999 pelo Papa João Paulo II e canonizado no dia 16 de junho de 2002 também pelo Pontífice, hoje santo. Todos os anos, milhões de pessoas vão a São Giovanni Rotondo venerar o seu túmulo.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo