Nota oficial

Santa Sé substitui bispo de Ciudad del Este, no Paraguai

Santo Padre substitui Dom Rogelio Ricardo Livieris e nomeou como administrador apostólico da diocese Dom Ricardo Jorge Valenzuela Ríos

Da Redação, com Rádio Vaticano

Após um apurado exame das conclusões das Visitas Apostólicas realizadas ao bispo, à diocese e aos seminários de Ciudad del Este, no Paraguai, por parte da Congregação para os Bispos e da Congregação para o Clero, o Papa Francisco procedeu à substituição de Dom Rogelio Ricardo Livieris Plano e nomeou como administrador apostólico da mesma sede – agora vacante – Dom Ricardo Jorge Valenzuela Ríos, bispo de Villarrica do Espírito Santo.

Em nota, a Santa Sé não informa o motivo da substituição, mas diz que “a árdua decisão da Santa Sé, ponderada por uma série de razões pastorais, é inspirada pensando no bem maior da unidade da Igreja de Ciudad Del Este e na comunhão episcopal no Paraguai”.

O Papa, “no exercício de seu ministério de ‘perpétuo e visível fundamento de unidade quer dos Bispos quer da multidão dos fiéis’ (LG 23), pede ao clero e a todo o Povo de Deus de Ciudad del Este para acolher o procedimento da Santa Sé com espírito de obediência, docilidade e ânimo desarmado, guiado pela fé”.

“Outrossim, convida toda a Igreja paraguaia – guiada por seus Pastores – a um sério processo de reconciliação e superação de quaisquer partidarismos e discórdia, para que não seja ferida a face da única Igreja ‘conquistada com o Sangue de seu próprio Filho’ e o ‘rebanho de Cristo’ não seja privado da alegria do Evangelho (cf. At 20,28)”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo