Comunicado da Secretaria de Estado

Santa Sé pede suspensão da Constituinte na Venezuela

Comunicado da Secretaria de Estado revela preocupação da Santa Sé com o agravamento da crise na Venezuela e reitera orações do Papa pelo país

Da Redação, com Agências

A Santa Sé segue com preocupação a radicalização e o agravamento da crise na Venezuela. Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, 4, ela pede respeito pelos direitos humanos e a suspensão de iniciativas em curso, como a nova Constituinte, que em vez de favorecer a paz fomenta conflitos.

“A Santa Sé pede a todos os atores políticos, e em particular ao Governo, que seja assegurado o pleno respeito pelos direitos humanos e as liberdades fundamentais, assim como a vigente Constituição; evitem-se ou se suspendam as iniciativas em curso como a nova Constituinte que, em vez de favorecer a reconciliação e a paz, fomentam um clima de tensão e conflito e hipotecam o futuro”, informa o comunicado da Secretaria de Estado do Vaticano, divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé.

O país tem sido palco de conflitos violentos entre governo e opositores desde 2014. O presidente Nicolás Maduro, no poder desde abril de 2013, quer a instalação da Assembleia Constituinte, mecanismo para reescrever a Constituição do país. A oposição rejeita a proposta, assim como 98% da população, conforme mostrou um plebiscito informal convocado pela oposição e realizado em 15 de julho.

Apesar da forte oposição, a votação no país no último dia 30 de julho elegeu a Assembleia Nacional Constituinte, mas vários governos anunciaram que não a reconhecem. A empresa responsável pelo sistema eleitoral no país assegurou que o resultado foi manipulado e, diante da denúncia de fraude, Maduro resolveu adiar a posse da Assembleia Constituinte para esta sexta-feira, 4.

Leia também
.: União Europeia estuda sanções contra a Venezuela

Os protestos já deixaram vários mortos e feridos, pessoas torturadas e presas, além de estabelecer um verdadeiro caos na economia do país: falta comida, remédios, segurança para a população, dentre outros problemas. Diante da forte crise econômica, política e social, milhares de venezuelanos têm deixado o país; muitos deles pedem refúgio ao Brasil. Segundo dados do Ministério da Justiça, até maio deste ano foram 3971 solicitações.

“O Santo Padre, diretamente e por meio da Secretaria de Estado, segue de perto essa situação e suas implicações humanitárias, sociais, políticas, econômicas e também espirituais e assegura sua constante oração pelo país e todos os venezuelanos, enquanto convida os fiéis de todo o mundo a rezar intensamente por esta situação”, acrescenta a Santa Sé.

Leia também
.: Bispos da Venezuela reforçam críticas à Assembleia Constituinte
.: Igreja na Venezuela faz dia de jejum e oração pelo país 

O Vaticano deixa, por fim, um apelo à sociedade a fim de evitar toda forma de violência; em especial, convida as forças de segurança a abster-se do uso excessivo e desproporcional da força.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo