Diálogo inter-religioso

Santa Sé pede cristãos e jainistas juntos no cuidado de idosos

Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso enviou mensagem aos jainistas – religião ancestral na Índia – por ocasião de data comemorativa para eles em 2 de abril

Da Redação, com Rádio Vaticano

“Cristãos e jainistas juntos na promoção dos idosos”, é o tema da mensagem enviada pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso aos jainistas em decorrência da celebração do Mahavir Jayanti 2015, que será comemorado na Índia no próximo dia 2 de abril.

O texto, assinado pelo Presidente do Pontifício Conselho, Cardeal Jean-Louis Tauran, começa expressando a saudação da Santa Sé pelo aniversário de nascimento de Vardahaman Mahavira, tirtancara. Fala-se ainda do desejo de que a celebração possa “reforçar e renovar a amizade e a proximidade entre as famílias, assim como consolidar o compromisso em promover a atenção a todos os seres vivos, em particular os idosos”.

Idosos descartados

A mensagem concentra-se em como cristãos e jainistas podem promover juntos os cuidados a que os idosos têm direito, especialmente os doentes e solitários, abandonados pelas famílias porque são percebidos como um problema, um peso. A mensagem recorda o que já disse o Papa Francisco: “toda sociedade na qual os idosos são descartados traz em si mesma o vírus da morte”.

A mensagem termina chamando à união de ambas religiões na proteção dos idosos, “pilares das famílias de geração em geração, tesouros que devem ser protegidos com afeto e assistidos com gratidão para que possam continuar a guiar e inspirar os mais jovens com a sua sabedoria”.

Jainismo

O jainismo é uma das três religiões ancestrais da Índia, assim como o hinduísmo e o budismo, com as quais compartilha muitos conceitos, entre eles o darma e o carma. O nome é derivado do verbo ji, que significa conquistar em sânscrito, a língua morta da Índia pré-vêdica e faz referência ao caminho interno em busca da iluminação espiritual.

Essa religião surgiu no século VI a.C quando viveu Parshvanatha, o primeiro tirtancara – aquele que consegue vencer o ciclo de samsara das reencarnações. Mahavira, que viveu contemporaneamente ao Buda, é o 24º e mais recente tirtancara.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo