Meio Ambiente

Santa Sé expõe obras que evocam importância da água para Igreja

Nesta segunda-feira, 19, o presidente do Pontifício Conselho de Justiça e Paz, Cardeal Rafael Martino, apresentou, no Vaticano, a participação da Santa Sé na Expo 2008, na cidade espanhola de Zaragoza. Trata-se de um evento que ocorrerá entre 14 de junho e 14 de setembro com o tema: "Água e desenvolvimento sustentável". 

Assista à reportagem

A exposição conta com a participação de cem países dos cinco continentes. A Santa Sé se fará presente com um acervo de 38 peças de arte que evocam o valor da água na vida da Igreja. Levando em conta a importância do assunto que diz respeito a todas as pessoas do planeta, a Expo 2008 deseja ser um exemplo de cooperação internacional no uso responsável da água.

A exposição que abordará a dimensão divina e humana da água contará com peças do acervo dos museus vaticanos da Basílica de São Pedro. A pia batismal usada nas celebrações de Páscoa é um dos objetos que estará na exposição.

O Cardeal considerou que ao homem foi dada a responsabilidade de cuidar da criação. Citada no Antigo e no Novo Testamento, a água é portadora de vida e por ela somos convidados a partilhar a vida de Cristo.

Todos os países encontram problemas relacionados à escassez e má distribuição da água. Um relatório emitido pela ONU sobre esta situação aponta que uma a cada três pessoas já enfrenta a falta de água, que 12 milhões de pessoas já experimentam a escassez de água e que 500 milhões de pessoas estão à beira desta situação. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo