Igreja no mundo

Santa Sé e RCA assinam acordo em prol da dignidade humana

As duas partes se empenham em colaborar com vista no bem-estar moral, espiritual e material das pessoa humana e para o bem comum

Da redação, com Rádio Vaticano

A Santa Sé e a República Centro-africana assinaram terça-feira, 6 de setembro, em Bangui, um Acordo Quadro em matérias de interesse comum.

O Acordo, assinado no Palácio Presidencial, na presença do Chefe de Estado, Prof. Faustin Archange Touadéra, é constituído por um preâmbulo e 22 artigos e estabelece o quadro jurídico das relações entre a Igreja e o Estado, disciplinando matérias de interesse comum. Embora salvaguardando a própria independência e autonomia, as duas partes se empenham em colaborar com vista no bem-estar moral, espiritual e material das pessoa humana e para o bem comum.

O Acordo Quadro que entrará em vigor com a troca dos chamados Instrumentos e a Ratificação, foi assinado por Dom Franco Coppola, Núncio Apostólico na República Centro-africana, e por Charles Armel Doubane, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Integração Africana e dos Centro-africanos no Estrangeiro.

Tanto da parte do Estado como da Igreja estiveram presentes diversas personalidades, entre as quais Dom Dieudonné Nzapalainga, arcebispo de Bangui e Presidente da Conferência Episcopal do país, e o Sr. Firmin, Director de Gabinete da Presidência da República. Estiveram também párocos, juristas, embaixadores, conselheiros.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo