Diálogo Inter-religioso

Santa Sé divulga mensagem sobre o fim do ramadã

O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, organismo da Santa Sé,  divulgou nesta sexta-feira, 19, uma mensagem a todos os cristãos e muçulmanos por ocasião do encerramento do Ramadã – o mês durante o qual os muçulmanos praticam o seu jejum ritual. Este preceito – um dos cinco pilares do Islã – começou no dia 1º e termina em 30 de agosto.

Leia a mensagem na íntegra

Caros Amigos Muçulmanos,

A conclusão do mês do Ramadã oferece ao Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, a agradável ocasião para dirigir os votos mais cordiais para que os esforços envidados generosamente durante este mês, obtenham todos os frutos espirituais esperados.

Este ano, pensamos que era oportuno privilegiar o tema da dimensão espiritual da pessoa humana. Trata-se de uma realidade que cristãos e muçulmanos consideram de primaria importância perante os desafios do materialismo e do secularismo. A relação de cada homem com a transcendência não é um fato contingente da historia, mas pertence á natureza humana. Nós não acreditamos por acaso, mas estamos convencidos – fazemos a experiencia – de que Deus nos guia no nosso caminho!

Cristãos e muçulmanos, para além das suas diferenças, reconhecem a dignidade da pessoa humana dotada de direitos e de deveres. Eles pensam que a inteligência e a liberdade são outros tantos dons que devem encorajar os crentes a reconhecer estes valores que são partilhados porque se fundam sobre a mesma natureza humana.

É por isso que a transmissão destes valores humanos e morais ás jovens gerações constitui uma preocupação comum. Toca a nós fazer-lhes descobrir que existe o bem e o mal, que a consciência é um santuário que se deve respeitar, que cultivar a dimensão espiritual torna mais responsáveis, mais solidários, mais disponíveis para o bem comum.

Demasiadas vezes cristãos e muçulmanos são testemunhas da violação do sagrado, da desconfiança de que são objeto todos aqueles que se dizem crentes. Não podemos senão denunciar todas as formas de fanatismo e de intimidação , os preconceitos e as polêmicas, bem como as descriminações de que ás vezes são objecto os crentes na vida social e politica bem como nos
mass media.

Espiritualmente estamos próximos de vós, caros Amigos, pedindo a Deus que vos conceda renovadas energias espirituais, e apresentamo-vos os nossos melhores votos de paz e de felicidade.

Cardeal Jean-Louis Tauran
Presidente

Dom Pier Luigi Celata
Secretário


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo