Vaticano

Santa Sé cria cúpula para criar estratégia com a China

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, confirmou hoje que o Papa Bento XVI decidiu convocar uma cúpula de experts para definir uma nova estratégia frente a China comunista.

Segundo anúncio, o objetivo da reunião será analisar a situação da Igreja no país mais provado do mundo, especialmente que o governo comunista tem forçado a ordenação de vários bispos “patrióticos”, sem o consentimento do Vaticano. Ao declará-las canonicamente ilegítimas, a Santa Sé deixou claro que tais bispos estão fora da comunhão da Igreja.

A reunião presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, será realizada durante os dias 19 e 20 de janeiro no Vaticano. Um porta-boz do Arcebispo de Hong Kong, Cardeal Joseph Zen, um dos mais abertos críticos do regime comunista e da igreja “patriótica”, revelou que o Purpurado está entre os convidados à reunião.

Enquanto a igreja “patriótica”, criada e apoiada pelo governo, conta com aproximadamente quatro milhões de fiíes. A Igreja “das catacumbas”, fiel a Roma e cujos bispos e sacerdotes são freqüentemente arrasados e intimidados pelo governo comunista, conta com mais de 10 milhões de fiéis, segundo estimativas da Santa Sé.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo