Celebração

Santa Catarina de Sena: Congresso celebra 550 anos de canonização

Um Congresso Internacional comemorará os 550 anos da Canonização de Santa Catarina de Sena, Doutora da Igreja e copadroeira da Itália e da Europa. O evento acontecerá nas cidades de Roma e Sena entre os dias 27 e 29 de outubro. Uma coletiva foi realizada na Sala de Imprensa da Santa Sé na manhã desta sexta-feira, 21, para oferecer melhores detalhes sobre programação e objetivos da iniciativa.

O Congresso intitula-se “Virgo digna Coelo. Catarina e sua herança no 550º aniversário da Canonização de Santa Catarina de Sena” e é organizado pelo Pontifício Comitê das Ciências Histórias em colaboração com a Ordem Dominicana, a Arquidiocese de Sena e o Centro Internacional de Estudos Catarinenses.

O Congresso será articulado em quatro sessões, que permitirão aprofundar sobre a vida da santa e em sua influência, levando em conta que era quase analfabeta e que, portanto, seus escritos são ditados em sua maior parte. Foi tida em grande consideração no plano da teologia, ao ponto de o Papa Paulo VI declará-la Doutora da Igreja em 4 de Outubro de 1970, devido à sua alta teologia e sua influência na renovação dessa ciência.

Participaram da coletiva o presidente do Pontifício Comitê das Ciências Históricas, padre Bernard Ardura; o chefe da seção de Antiguidades Cristãs dos Museus Vaticanos, Umberto Utro; e o Assistente para a Itália e Malta do Mestre da Ordem dos Frades Pregadores, Frei Bernardino Prella, O.P.

"A figura de Catarina supera amplamente sua existência terrena e assume um forte valor simbólico, que, na véspera do Ano da Fé, recorda-nos a fé indestrutível da qual foi portadora e que a fez mãe espiritual de tantos cristãos", destacou padre Ardura.

"Em seus escritos, Catarina utiliza expressões e imagens vivas e audazes para comunicar a Verdade – Jesus Cristo -, dirigindo-se com suma liberdade a todos, aos simples e aos grandes da Terra e da Igreja, sabendo denunciar com firmeza os pecados dos leigos e, mais ainda, dos frades, do clero e dos prelados, mas oferecendo sempre a todos a esperança da infinita misericórdia divina”, ressaltou frei Bernardino Prella.

Programação

Na sessão introdutória, intervirá o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato. A segunda sessão será dedicada ao processo de canonização da santa, o que permitirá revisar os modelos de santidade feminina entre 1300 e 1400 e a documentação do processo. A terceira sessão versará sobre a relação entre Catarina e as ordens religiosas de seu tempo. Enfim, a quarta sessão ressaltará que também hoje é possível estudar e celebrar a Santa Catarina, pois sua memória e sua influência permanecem vivas no povo cristão e nunca cessaram de enriquecer a Igreja, principalmente através da hagiografia e da cultura literária, graças a seus magníficos escritos”.

O último dia do Congresso será em Sena, onde será inaugurada a mostra documental "Catarina de Sena e o processo de canonização" e também a última sessão, dedicada a Catarina na arte..

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo