Festa na Índia

Salesianos iniciam as celebrações do 1º centenário na Índia

Faz 100 anos que os salesianos estão na Índia. O primeiro grupo, destinado a Tanjore, no Tamil Nadu, Índia, embarcou no navio Rubattino, que partiu de Gênova no dia 17 de dezembro de 1905.

No dia 5 de janeiro de 1906 os salesianos chegaram a Bombay (ex-Bombaim), onde se detiveram por uma semana. De aí partiram para Tanjore a fim de trabalhar num orfanato. O grupo, levado pelo P. George Tomatis, era constituído de salesianos provenientes de diversos países e composto de 3 sacerdotes, um tirocinante, um salesiano irmão e um aspirante.

O centenário foi iniciado por um ano de preparação, começado em fevereiro de 2005 em Nova Délhi. Momento saliente do programa oficial das celebrações do centenário de presença salesiana na Índia será um seminário de pesquisa, programado para o “Kristu Jyoti College”, de Bangalore, de 1º a 5 de janeiro de 2006 para os vários grupos da Família Salesiana.

Prevê-se a participação de perto de 150 congressistas, entre salesianos, filhas de Maria Auxiliadora, Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora, Irmãs Missionárias de Maria Auxiliadora, Cooperadores e Ex-alunos salesianos. No decurso dos trabalhos serão apresentadas relações e aprofundamentos sobre vários aspectos e áreas da vida salesiana.

O seminário se caracterizará por uma leitura histórica dos 100 anos de presença e apresentará uma perspectiva para o futuro através de opção por algumas estratégias do trabalho dos salesianos na Índia.

Todas as comunidades salesianas da Índia unir-se-ão – contemporaneamente – em oração no dia 5 de janeiro de 2006, dia em que se fará a memória da chegada do primeiro grupo de missionários salesianos. Será essa uma ocasião para renovar o compromisso de vida religiosa e de missão.

O dia 6 de fevereiro de 2006 em Tanjore a festa culminará com a presença do Reitor-Mor dos salesianos, P. Pascual Chávez, IX Sucessor de Dom Bosco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo