Santidade

Salesianos celebram 75 anos de canonização de Dom Bosco

Há 75 anos, a Igreja Católica declarou oficialmente que Dom Bosco é santo. Por ocasião da comemoração, o reitor-Mor dos Salesianos, Padre Pascual Chávez Villanueva, enviou uma carta a toda congregação, com o título “A santidade de Dom Bosco na lembrança do 1° de abril de 1934”.

Padre Chávez declara que esta data deve ajudar os salesianos a compreender que, no centro da sua vida e vocação, está a santidade do fundador: "A nossa admiração por Dom Bosco cresce por causa da sua santidade e é isto que nos convida à invocação e à imitação do nosso fundador".

A santidade, tema constante no pensamento e no magistério do nono sucessor de Dom Bosco, foi o tema da carta "Caros Salesianos, sede santos!” (ACG 379). Na primeira mensagem, logo após a sua eleição como reitor-mor, em 2002, Padre Pascual convidava os salesianos a fazererm da santidade o programa da própria vida espiritual e ação pastoral.

A santidade, que é a beleza da vida, das comunidades e da Congregação salesiana "se exprime na sequela radical do Senhor Jesus obediente, pobre e casto, é o fascínio da vida consagrada". Os salesianos são chamados a viver a medida alta da vida cristã na "doação total de si mesmos a Deus pelos jovens pobres".

"A santidade de Dom Bosco é a garantia de que a sua proposta de vida, a sua escola de espiritualidade, o seu modelo de ação apostólica constituem uma autêntica via evangélica que conduz à plenitude do amor". E são tantas as figuras de santos e santas salesianos que se inspiraram em Dom Bosco.

"Caros irmãos: a juventude pobre tem direito à nossa santidade!". Este foi o apelo que o reitor-mor fez aos seus irmãos, recordando que a santidade é a “prioridade do novo milênio”.

Além dos 75 anos de canonização de Dom Bosco, os salesianos celebram em 2009 os 150 anos de fundação da congregação salesiana.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo