Exortação Apostólica

'Sacramentum Caritatis' vende mais de 200 mil cópias

Sacramentum Caritatis, o ultimo Documento de Bento XVI vendeu em 2 semanas mais de 200 mil copias. Um documento que causou as mais diversas reaçoes, seja de aprovaçao seja de desaprovaçao. O prefeito da Congregaçao para o culto Divino, o Cardeal Francis Arinze faz uma avaliaçao do Documento e das polemicas causadas.

Na exortaçao Sacramentum Caritatis o Papa da grande espaço a redescoberta da Liturgia, a riqueza e unicidade dos Sacramentos.O Pontifice afirma que a liturgia deve ser acompanhada pela sobriedade dos gestos para assim ressaltar a propria beleza "Por exemplo, todo o modo de comportar-se do sacerdote, o que nós chamamos de ars celebrandi, de modo que a fé transpareça em todos os seus movimentos, em suas palavras.

E nao é importante somente o sacerdote, mas aqueles que fazem a leitura, o que canta, a musica é muito importante, desde que levem a oraçao(…)Em um teatro se da muita importancia aos pequenos detalhes, a liturgia é muito mais importante que um teatro, deve ter a sua beleza, pois oferecemos ao Senhor o melhor daquilo que sabemos fazer", afirmou o Cardeal Francio Grinze, prefeito da Congregaçao para o Culto Divino.

A Exortaçao pos sinodal de Bento XVI causou diversas reações, elogios a alta teologia a polêmicas que o consideraram conservador demais. Um dos pontos foi a sugestão da Missa em Latim. Em um dos trechos do documento Sacramentum Caritatis, o Papa exorta um maior uso do latim liturgico, reafirmando o que ja havia estabelecido o Concilio Vaticano II. Cardeal Francio, disse ainda, que o sínodo dos Bispos de 2 anos atras desejou que o latim esteja mais presente na Liturgia, em outras palavras, quer dizer que o Latim nao está tão presente.

O Santo Padre estimulou que pelo menos nos grandes encontros internacionais se possa ter uma parte da Missa em Latim(..)E isto é normal, porque o nosso rito é Latino. Todas as grandes religiões do mundo valorizam a língua de seu livro Sagrado, e por que nós nao podemos fazê-lo. Acolhendo as indicações dos padres sinodais, Bento XVI encarregou 3 dicastérios da Cúria: a Congregaçao para a Doutrina da Fé; Congregação para o Culto Divino e o dicastério para o Clero, de prepararem um Compendio Eucarístico.

A ideia é ter um Vademecum que contenha por exemplo uma síntese de tudo o que cremos a respeito da Eucaristia; também algumas orações eucarísticas que ajudem a rezar seja em grupo, seja sozinho; alguns cantos eucarísticos; algumas sugestões que ajudem na adoraçao, na procissão Eucarística e nos Congressos Eucarísticos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo