Prêmio para Direitos Humanos

Sacerdote Mexicano é premiado por trabalho em prol de imigrantes

O coordenador da Pastoral da Mobilidade Humana Pacífico Sul do Episcopado mexicano, Padre Alejandro Solalinde Guerra foi condecorado com o Prêmio Nacional para os Direitos Humanos 2012 pelo Presidente Enrique Peña Nieto que o definiu como “um bom Samaritano”.

O sacerdote aproveitou a ocasião para pedir ao governo uma postura de “serviço” e de abrir um canal de comunicação com a sociedade, destacando a importância em dar ouvidos às vozes das mulheres.

Padre Alejandro é ameaçado de morte por denunciar a violência dos cartéis de droga, a corrupção nas forças policiais e pelo seu trabalho junto aos imigrantes centro-americanos que atravessam o México em busca de melhores condições de vida nos Estados Unidos.

Nos últimos cinco anos apresentou mais de 200 denúncias por homicídios, seqüestros, atos de extorsão e abusos sexuais. Em maio passado foi obrigado a deixar temporariamente o país, mediante os pedidos desde 2010 da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, para medidas especiais de proteção.

Padre Alejandro é responsável pelo albergue “Hermanos en el camiño”, situado em Ixtepec, no estado meridional de Oaxaca, que oferece gêneros de primeira necessidade, assistência médica, apoio psicológico e apoio jurídico aos migrantes.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo