Unidade dos cristãos

Roteiro dos temas da Semana de Oração pelos cristãos

Dá início hoje a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que tradicionalmente é celebrada entre os dias 18 a 25 de janeiro. O tema eleito para 2007 é: "Faz ouvir os surdos e falar os mudos" (Mc 7,37).

Os textos deste ano foram preparados pelo Pontifício Conselho pela Promoção da Unidade dos Cristãos e a Comissão "Fé e Constituição" do Conselho Mundial das Igrejas. A semana de oração pela unidade dos cristãos deste ano propõe dois temas, dois convites dirigidos às Igrejas e aos cristãos: por um lado, rezar pela unidade dos cristãos e buscá-la juntos; por outro lado, unir nossas forças para responder aos sofrimentos humanos. Estas duas responsabilidades estão estreitamente vinculadas.

Uma e outra estão ligadas à cura do corpo de Cristo, no que o texto principal eleito para a Semana de Oração deste ano é uma história de cura.

Cada dia desta semana terá um tema distinto:
– 18 de janeiro: No princípio existia a Palavra. "E Deus disse…" (Gn 1).
– 19 de janeiro: A Palavra de Cristo nos salva. "Fez ouvir os surdos e falar os mudos" (Mc 7,31-37).
– 20 de janeiro: O Espírito nos dá a Palavra. "O Espírito dará testemunho de mim" (Jo 15,26).
– 21 de janeiro: O silêncio dos esquecidos e os gritos dos que sofrem. "Se um membro sofre, todos os membros compartilham seu sofrimento" (1 Cor 12,26).
– 22 de janeiro: Deus julga nosso silêncio. "Cada vez que não fizerem a um dos pequenos…" (Mt 25,45).
– 23 de janeiro: Encontrar a força de falar. "Então a mulher, assustada e tenebrosa… lhe contou toda verdade." (Mc 5,33).
– 24 de janeiro: Abandono. "Minha salvação está longe" (Sl 22,1).
– 25 de janeiro: Ressurreição – glorificação. "Que toda língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor" (Fl 2,11).
Na próxima quinta-feira, 25 de janeiro, Festa da Conversão de São Paulo Apóstolo, Bento XVI presidirá às 17h30, na Basílica de São Pedro Fora dos Muros, a celebração das Vésperas, encerrando a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo