Igrejas e itinerários

Roma: Veja alguns roteiros para fazer no Ano da Misericórdia

Para o Ano da Misericórdia, estão previstos itinerários, ao longo dos quais os peregrinos poderão encaminhar-se para a Porta Santa da Basílica de São Pedro

Da redação, com Pontifício Conselho para a Nova Evangelização

O Papa Francisco abriu o Jubileu extraordinário da Misericórdia, o 29ª Ano Santo vivido na história da Igreja, nesta terça-feira, 8. Na cidade de Roma, estão previstos diferentes itinerários, ao longo dos quais os peregrinos poderão encaminhar-se para a Porta Santa da Basílica de São Pedro e para as outras Portas Santas e igrejas jubilares da cidade.

Igrejas e itinerários para os peregrinos em Roma

O percurso para a Basílica Vaticana

O percurso principal, proposto especialmente para os são de longe será certamente aquele que conduz à Basílica de São Pedro. Entre o Castelo de Sant’Angelo e a Basílica Vaticana, será preparado um percurso especial através do qual os peregrinos percorrem a pé a Via da Conciliação para entrar na Praça de São Pedro e assim passar pela Porta Santa, permanecendo em oração e recolhimento espiritual. Antes de chegar a esta parte final da peregrinação, os peregrinos são convidados a parar numa das três igrejas que serão o verdadeiro ponto de partida deste itinerário: San Giovanni Battista dei Fiorentini (S. João Baptista dos Florentinos), San Salvatore in Lauro (S. Salvador em Lauro) e Santa Maria in Vallicella (ou Igreja Nova).

Situadas logo na outra margem do Tibre, estas três igrejas oferecem todos os dias, durante todo o Ano Santo, acolhimento espiritual aos peregrinos, tendo sacerdotes disponíveis para as confissões (em várias línguas) e também adoração eucarística contínua.

“Estas igrejas “jubilares” permitem peregrinar com a justa disposição do coração e do espírito, ou seja, depois da celebração do sacramento da reconciliação e de ter contemplado, por momentos, o rosto misericordioso de Deus”, diz o site especial do Jubileu da Misericórdia.

Os outros itinerários em Roma

Para todos, mas especialmente para os habitantes de Roma e para aqueles que têm mais facilidade em chegar à Cidade Eterna, também são propostos outros percursos que permitem não só de fazer a peregrinação jubilar, mas também visitar outras igrejas ligadas à antiga tradição das peregrinações na cidade.

Estes itinerários urbanos são quatro, percorrem o centro de Roma, e todos convergem para o Castelo de Sant’Angelo, onde inicia o percurso especial para a Basílica de São Pedro. A Via Papal (ou Via Maior) parte da Basílica de São João de Latrão, a catedral de Roma, passa pelo Coliseu, pelo Cárcere Mamertino (tradicionalmente considerado o lugar da prisão dos apóstolos Pedro e Paulo), chega à Praça Navona e aqui segue dois itinerários alternativos que se concluem no Castelo de Sant’Angelo.

O primeiro destes itinerários faz uma paragem na igreja de Santa Maria em Vallicella (ou Igreja Nova), como lugar para a confissão e a adoração. O segundo itinerário, por seu lado, propõe uma paragem na igreja de San Salvatore in Lauro (S. Salvador em Lauro). O terceiro itinerário, chamado Via do Pellegrino (Via do Peregrino), parte sempre da Basílica de Latrão, mas segue caminho que conduz à paragem para a preparação espiritual na Igreja de San Giovanni Battista dei Fiorentini (S. João Baptista dos Florentinos), para terminar depois junto do Castelo de Sant’Angelo. O quarto itinerário, chamado Cammino Mariano (Caminho Mariano), parte da Basílica de Santa Maria Maior e, depois de passar por outras igrejas dedicadas à Virgem Maria, termina na Praça Navona, onde se junta à Via Papal, pouco antes da bifurcação nas suas duas variantes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo