Em abril

Roma será sede do 1º Congresso Mundial sobre a Misericórdia

No dia 2 de abril, quando se celebra o terceiro aniversário de morte do Papa João Paulo II, terá início em Roma o 1º Congresso Mundial sobre a Misericórdia, já que "o Papa se sentia fascinado desde a juventude pelo segredo da Misericórdia Divina", afirmou o presidente do Congresso e arcebispo de Viena, Áustria, cardeal Chiristoph Schönborn, durante a apresentação do evento, no final de janeiro.

Segundo o cardeal, outra motivação para a realização do evento foi a fala de João Paulo II, em 2002, na Cracóvia, durante a inauguração do Santuário da Divina Misericórdia, onde disse que "exceto a Misericórdia de Deus não há nenhuma outra fonte de esperança para os seres humanos".

O Congresso, que acontecerá em Roma, até o dia 6 de abril, também "mostrará que a misericórdia é o núcleo central da mensagem cristã. Esta mensagem promove a paz no mundo, entre os povos e as religiões. Ajudará a descobrir o verdadeiro rosto de Deus, além do verdadeiro rosto do ser humano e da Igreja", acrescentou o cardeal Schönborn.

"Muitos crentes consideram um sinal especial que João Paulo II morrera na véspera do domingo da Misericórdia, festividade que o mesmo instituiu durante o ano santo 2000 (…) e que está estreitamente ligada com a figura de Faustyna Kowalska, que João Paulo II proclamou santa no dia 30 de abril daquele ano", explicou.  Durante os anos de vida da santa (1905-1938), a mensagem da Misericórdia Divina foi "uma ajuda especial e uma fonte inesgotável de esperança para todo o povo polonês", disse.

Conforme o presidente do Congresso, em 2004, o Papa João Paulo II lançou um chamado a toda a Igreja para que fosse testemunho da misericórdia e, no dia 3 de abril de 2005, durante a oração do Regina Coeli, João Paulo II iria dizer em seu discurso: "O amor muda corações e dá a paz. Que grande é a necessidade da misericórdia no mundo!".  Porém, afirma o cardeal, a morte o impediu de difundir estas palavras, embora sua mensagem continue  válida e atual. "A mensagem de João Paulo II e de Faustyna Kowalska não é um princípio abstrato, mas que tem um nome e um rosto: Jesus. 'Olhar para Cristo' é a herança de João Paulo II. Esse foi o lema da visita do Papa Bento XVI à Áustria e será também o núcleo do Congresso da Misericórdia", concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo