A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, obteve nesta terça feira o apoio do Governo do Egito para a conferência internacional de paz sobre o Oriente Médio prevista para novembro nos Estados Unidos.
A secretária de Estado se reuniu hoje no Cairo com o presidente Hosni Mubarak, com o chefe do serviço secreto egípcio, Omar Suleiman, e com o ministro das Relações Exteriores do país africano.
Em entrevista coletiva com o chanceler egípcio, Rice descartou que esteja trabalhando com a hipótese de atraso na realização da conferência, "porque ainda não foi estabelecida uma data concreta, mas será em novembro ou dezembro".
O ministro para as relações exteriores disse, por sua vez, que seu Governo, irá "ajudar" nos esforços em busca da paz na região. No entanto, o chanceler insistiu no fato de que a cúpula deve estabelecer prazos e não deixar compromissos em aberto.
A representante americana definiu a conferência como uma cúpula que terá no encerramento um documento que fixe as bases das futuras negociações para "a obtenção de um Estado palestino e a coexistência de dois Estados, um palestino e outro israelense".
Rice deixou o Cairo rumo a Israel e os territórios palestinos, onde tem novas reuniões previstas.