Pontifício Conselho Cor Unum

Reunião no Vaticano abordará crise humanitária na Síria

Serão apresentadas as atividades realizadas em prol dos refugiados sírios pelas agências católicas e Santa Sé

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Reunião no Vaticano aboradrá crise humanitária na Síria

Mais de 2 milhões de pessoas já fugiram do país /Foto: Arquivo – Ajuda à Igreja que sofre

O Pontifício Conselho Cor Unum informou, nesta quarta-feira, 28, que realizará uma reunião com os organismos católicos que trabalham diretamente no auxílio aos refugiados sírios. O encontro será realizado, nesta sexta-feira, 30, no Vaticano.

Segundo informou o Cor Unum, 25 organizações,  que operam na Síria e no Oriente Médio, participarão do encontro que será estruturado em duas fases. Durante a parte da manhã, após a introdução do Cardeal Robert Sarah, haverá um relatório do Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin. Também falarão o Núncio Apostólico na Síria, Dom Mario Zenari e o presidente da Cáritas Síria, Dom Antoine Audo

As atividades realizadas serão apresentadas no escritório de informações em Beirute, criado, no ano passado, para coletar e distribuir dados sobre o trabalho das organizações católicas. Na parte da tarde, serão discutidos os aspectos práticos da cooperação entre as várias organizações na Síria e nos países vizinhos.

O objetivo da reunião é fazer uma avaliação do trabalho realizado até agora pelas organizações caritativas católicas no contexto da crise, com destaque para os  problemas críticos, e identificar prioridades para o futuro.

Segundo a nota do Cor Unum, a Santa Sé, juntamente com a rede de Nunciaturas, as atividades diplomáticas, as igrejas locais e as agências caritativas católicas, participa ativamente dos programas de ajuda e de assistência humanitária. De acordo com dados disponíveis, a crise teria causado,  até agora,  cerca de 160 mil vítimas,  mais de 2 milhões de refugiados e cerca de 6 milhões de pessoas foram deslocadas dentro do país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo