Enchentes, guerras, fé, esperança e clamor pela paz marcaram ano repleto de acontecimentos que ficarão na memória do planeta
Gabriel Fontana
Da Redação
O ano de 2024 foi marcado por diversos momentos emocionantes e que entraram para a história. Mesmo as tragédias trouxeram lições de solidariedade e superação, ao passo que outras realidades convidam cada indivíduo a manter acesa a chama da esperança para o próximo ano que virá.
Confira a seguir 11 momentos que marcaram 2024:
Enchentes no Rio Grande do Sul
Em maio, o Brasil testemunhou uma das piores tragédias climáticas da história do país. O Rio Grande do Sul foi atingido por fortes chuvas, e o imenso volume de água deixou cidades completamente submersas. Segundo o último boletim publicado pelo governo do estado, em 20 de agosto, cerca de 2,4 milhões de pessoas e 478 municípios foram afetados. Foram registrados 183 óbitos, além de 27 desaparecidos e 806 feridos.
Proclamação do Jubileu 2025
Durante a Solenidade da Ascensão do Senhor, celebrada em 9 de maio, o Papa Francisco apresentou a Bula de proclamação do Jubileu 2025. Nomeado Spes non confundit, o documento é dividido em 25 pontos, contém súplicas, propostas, apelos em favor dos presos, dos doentes, dos idosos, dos pobres, dos jovens, e anuncia as novidades do Ano Santo cujo tema é “Peregrinos de esperança”.
Canonização do Beato Carlo Acutis
Também em maio, a Santa Sé anunciou que um novo milagre foi atribuído à intercessão do Beato Carlo Acutis. Com o decreto do Dicastério para as Causas dos Santos, foi confirmada a canonização do jovem italiano, que se tornará o primeiro santo millennial. Em novembro, o Papa divulgou que Carlo Acutis será canonizado durante o Jubileu dos Adolescentes, que acontecerá entre 25 e 27 de abril do próximo ano.
Primeira edição da Jornada Mundial das Crianças
No fim de semana de 25 e 26 de maio, foi realizada a primeira edição da Jornada Mundial das Crianças. A novidade foi anunciada pelo Papa Francisco após o Angelus de 8 de dezembro de 2023 e organizada pelo Dicastério para a Cultura e Educação. A programação contou com atividades no Estádio Olímpico de Roma no sábado e a Santa Missa presidida pelo Pontífice na Praça São Pedro para encerrar o evento no domingo.
A maior medalhista olímpica do Brasil
Nas Olimpíadas de Paris 2024, o esporte brasileiro ganhou um novo – e dourado – capítulo em sua história. Rebeca Andrade conquistou quatro medalhas na ginástica artística (incluindo um ouro no solo e uma prata na disputa individual geral) e tornou-se a atleta brasileira com mais pódios em uma única edição dos Jogos. Além disso, com as duas conquistas em Tóquio 2020, a ginasta se tornou a maior medalhista olímpica do Brasil.
Missa com o Papa em Timor Leste
Entre os dias 2 e 13 de setembro, o Papa Francisco realizou a viagem mais longa de seu pontificado: o Papa visitou Indonésia, Papua-Nova Guiné, Timor Leste e Singapura em 12 dias. Um dos principais momentos da 45ª Viagem Apostólica do Santo Padre foi a Missa celebrada na Esplanada de Taçi Tolu, em Díli, capital de Timor Leste. Cerca de 600 mil pessoas, ou seja, quase metade da população do país participou da celebração, deixando o Pontífice impressionado com a acolhida recebida.
Um ano de guerra entre Israel e Hamas
No dia 7 de outubro, a guerra entre Israel e o grupo radical Hamas completou um ano. Um ataque terrorista desencadeou uma série de conflitos no Oriente Médio, gerando um ambiente de bastante tensão. Em meio a diversos apelos, o Papa Francisco convocou um dia de oração e jejum pela paz, pedindo aos fiéis de todo o mundo que rezassem pelo fim das guerras.
Conclusão do Sínodo sobre a Sinodalidade
Também em outubro, foi realizada a segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Com seu encerramento, foi concluído o Sínodo sobre a Sinodalidade, que se estendeu ao longo de quatro anos e envolveu fiéis do mundo inteiro na reflexão do papel da Igreja e da necessidade de escuta de todos.
Mil dias de guerra entre Rússia e Ucrânia
O conflito entre Rússia e Ucrânia completou mil dias de duração em 19 de novembro. A guerra se arrasta desde fevereiro de 2022, quando tropas russas invadiram o território ucraniano. Em uma publicação no seu perfil na rede social X, o Papa voltou a lamentar a violência e renovou seu apelo pela paz. Ele também enviou cartas aos Núncios Apostólicos na Ucrânia e na Rússia falando sobre a situação enfrentada.
Reabertura da Catedral de Notre Dame
No sábado, 7 de dezembro, aconteceu a reabertura da Catedral de Notre Dame. Um incêndio destruiu um dos principais monumentos de Paris em 2019 e os franceses precisaram esperar cinco anos para retornar à histórica igreja enquanto ela era reconstruída.
Queda de Bachar al-Assad na Síria
O fim de uma dinastia que dominava a Síria desde 1971. Em 8 de dezembro, forças rebeldes tomaram a capital Damasco e depuseram o então presidente, Bachar al-Assad. A tomada do poder encerrou a guerra civil que já se arrastava há 14 anos. Diante deste novo capítulo da história da Síria, o Papa expressou seu desejo de que “se chegue a uma solução política que, sem mais conflitos nem divisões, promova de forma responsável a estabilidade e a unidade do país”.