Nesta sexta-feira, 10, o Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, inicia uma visita ao Líbano.
O programa do cardeal tem início com uma oração na sede do Patriarcado Maronita em Bkerkè. A seguir, haverá um jantar com os patriarcas maronita, sírio-católico e armênio, e arcebispos e sacerdotes.
O motivo principal da viagem é a consagração episcopal do novo Vigário Apostólico de Aleppo (Síria), Dom Georges Abou Khazen, ofm, que será realizada neste sábado, na Igreja de São José, em Beirute. Participam da celebração os representantes pontifícios no Líbano e na Síria, Dom Caccia e Dom Zenari, dezenas de outros bispos e o Custódio da Terra Santa, Fr. Pierbattista Pizzaballa.
“A presença do Cardeal Sandri pretende expressar ao Bispo eleito toda a solidariedade e apoio da Sé Apostólica à comunidade cristã provada pelo conflito sírio”, lê-se numa nota divulgada pela Congregação para as Igrejas Orientais.
No domingo, 12, o cardeal presidirá a Missa no Centro dos Padres Redentoristas em Zahle, no vale do Bekaa, e de lá prosseguirá até o campo de refugiados sírios em Marjayoun, para oferecer conforto e uma contribuição para as atividades em favor dos refugiados. Antes de regressar à Nunciatura, o purpurado argentino visitará o Santuário mariano de Sayidat Al-Mantara.
A viagem será concluída na segunda-feira, 13, com o encontro com docentes e estudantes da Universidade administrada pelos maronitas.