Representante do Vaticano vai a Moscovo
A sala de imprensa da Santa Sé anunciou hoje que o presidente do Conselho Pontifício Cor Unum, Arcebospo Paul Josef Cordes, irá encontrar-se com o Patriarca Ortodoxo da Rússia, Alexis II, no próximo dia 18 de Outubro.
Segundo a nota oficial, a visita insere-se no âmbito de uma série de encontros que o Arcebispo Cordes irá realizar na Federação Russa, de 17 a 21 de Outubro. Além dos contactos com a comunidade local, o membro da Cúria Romana vai acompanhar os trabalhos da Cáritas neste país, "que estão na base de muitas experiências de frutuosa colaboração com a Igreja Ortodoxa".
O programa inclui ainda um colóquio sobre o impacto da encíclica "Deus Caritas est", de Bento XVI. Em agosto, a Santa Sé revelou que Bento XVI escrevera uma carta ao Patriarca Ortodoxo de Moscovo, acompanhada por um presente pessoal.
Ao contrário do que acontecia com João Paulo II, o Patriarca Ortodoxo de Moscovo não coloca completamente de parte uma possível visita de Bento XVI à Rússia, desde que os problemas existentes sejam resolvidos. Entre eles, o que tem maior destaque é o alegado proselitismo da Igreja Católica em territórios da antiga URSS, para além do uniatismo (termo com o qual os ortodoxos se referem aos cristãos de países de tradição ortodoxa em união com o Papa).
Apesar dos avanços verificados desde a eleição papal de Bento XVI, o acordo sobre estas matérias não se afigura fácil, dado que o Vaticano nega qualquer intenção proselitista e defende o direito de cada pessoa a tomar a sua própria decisão confessional. O mais provável é que o encontro entre os dois líderes cristãos tenha lugar num terreno "neutro".