Terminou nesta quarta-feira, 20, em Amã, na Jordãnia, o primeiro encontro entre o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, conduzido pelo presidente do conselho, Cardeal Jean-Louis Tauran, e o Instituto Real para os Estudos entre os Credos, conduzido por seu diretor, o embaixador jordaniano, Hasan Abu Nimah.
No encontro, dedicado ao tema "Religião e sociedade civil", ambas as partes destacaram que "as religiões têm um papel específico a desempenhar na sociedade civil", oferecendo a sua contribuição para o bem comum, transcendendo "interesses políticos e busca do poder".
Em um comunicado final, os participantes ressaltaram "a importância de educar os jovens para os valores do respeito recíproco e da cultura do diálogo, para a rejeição à violência, de modo a promover a convivência pacífica".
Destacaram, também, "a importância da democracia e do Estado de direito", no respeito pelos "direitos humanos fundamentais, em particular, da liberdade e da justiça", do reconhecimento das minorias étnicas, das diversidades culturais e religiosas, e da igualdade entre os cidadãos.
Em seguida, ressaltaram "o papel que as religiões podem desempenhar ao reforçar a participação e a coesão social, dando o seu apoio específico para a construção de uma sociedade estável e próspera, baseada no princípio de subsidiariedade".
Ao final do evento, em sessão aberta, o Cardeal Tauran e o príncipe El Hassan bin-Talal agradeceram aos participantes por sua contribuição.
O próximo encontro acontecerá em Roma, daqui a dois anos, e será precedido de uma reunião preparatória em que serão definidos o tema e a modalidade da realização do encontro.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com