TSUNAMI

Região costeira da Rússia é atingida por forte tsunami

Um terremoto de magnitude 8.8 atingiu a cidade costeira Severo-Kurilsk e causou um forte tsunami que deixou várias partes inundadas, incluindo um porto

Da redação, com Reuters

Um porto foi inundado na Rússia após um terremoto causar um tsunami / Foto: Reprodução Reuters

Imagens captadas por drones mostraram ondas causadas por um tsunami inundando a cidade costeira Severo-Kurilsk, na Rússia, após um forte terremoto de magnitude 8.8 atingir a Península Kamchatka, no extremo leste do país, nesta quarta-feira, 30.

A Reuters conseguiu confirmar o local por meio de imagens dos edifícios e terrenos que combinam com imagens de satélite.

Autoridades regionais e o Ministério de Emergência da Rússia disseram que as ondas de tsunami atingiram partes de Kamchatka, inundando parcialmente o porto e uma fábrica de processamento de peixes em Severo-Kurilsk e vasos de abrangência de suas amarras.

O terremoto superficial danificou os edifícios e feriu várias pessoas na região remota russa, enquanto grande parte da costa leste do Japão — devastada por um terremoto de magnitude de 9,0 e tsunami em 2011 — foi ordenada a evacuar.

Japão e Havaí se preocupam

Trabalhadores evacuaram a usina nuclear de Fukushima, no Japão atingida pelos tremores causados na costa litorânea russa, informou a operadora TEPCO. A usina nuclear foi palco de um colapso após o terremoto de 11 de março de 2011, quando mais de 15 mil pessoas morreram após um tremor de magnitude 9,0 desencadear um enorme tsunami que destruiu a usina e causou um desastre radioativo.

Praia no Havaí é vista deserta após autoridades locais alertarem moradores sobre os efeitos do tsunami na região costeira da Rússia / Foto: Reporodução Reuters

Trabalhadores em áreas baixas da instalação nuclear suspenderam o descomissionamento após o alerta de evacuação ter sido emitido e fugiram para áreas mais altas. Um porta-voz da TEPCO afirmou que a evacuação não representava um problema de segurança.

Uma praia em Honolulu, no Havaí, foi vista quase deserta, antes de um tsunami esperado em solo russo. O governador do Havaí, Josh Green, anunciou que um alerta de tsunami estava em vigor no Havaí e assinou uma declaração de emergência.

O Departamento de Gestão de Emergências de Honolulu solicitou a evacuação de algumas áreas costeiras do Havaí devido à ameaça de ondas de tsunami. Moradores de áreas baixas também foram incentivados a se mudarem para terrenos mais altos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo