No Vaticano

Reforma da Cúria: cardeais voltam a se reunir com o Papa

Começou hoje e vai até quarta-feira, 10, um novo ciclo de reuniões do Conselho de Cardeais com o Papa Francisco sobre a Reforma da Cúria

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Teve início, na manhã desta segunda-feira, 8, a décima reunião do Papa Francisco com o Conselho de Cardeais que o auxilia no governo da Igreja e no processo de reforma da Cúria Romana. Esse novo ciclo de reuniões segue até quarta-feira, 10.

O foco dos trabalhos do chamado C9 é a revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus, sobre a Cúria Romana, assinada pelo Papa João Paulo II em 28 de junho de 1988. O trabalho de revisão deve estar concluído até o fim de 2016.

A última reunião do Papa com os cardeais aconteceu no dia 18 de maio e discutiu a criação de duas novas congregações: uma para os leigos e outra dedicada à caridade. Essa é uma questão que segue na mesa de trabalho do C9.

Esse Conselho de Cardeais foi oficialmente instituído pelo Papa Francisco em 30 de setembro de 2013. Fazem parte do Conselho os seguintes cardeais: o hondurenho Oscar Rodriguez Maradiaga, coordenador; o italiano Giuseppe Bertello, o chileno Francisco Errazuriz Ossa, o indiano Oswald Gracias, o alemão Reinhard Marx, o congolês Laurent Monsengwo Pasinya, o estadunidense Sean O’Malley e o australiano George Pell. O nono purpurado é o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin.

Leia mais sobre o assunto
.: Sobre reforma da Cúria, Dom Odilo cita mudança de mentalidade
.: Cardeais apreciam trabalho de reforma da Cúria, diz padre Lombardi
.: Reforma da Cúria requer longo tempo, diz porta-voz do Vaticano

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo