window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Colômbia

Refém das Farc é libertado após 12 anos em cativeiro

Rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) libertaram nesta terça-feira, 30, um soldado colombiano mantido refém há mais de 12 anos e símbolo daqueles deixados para trás na guerra contra a insurgência mais antiga da América Latina.

Um helicóptero militar brasileiro operado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) transportou Pablo Emilio Moncayo da selva ao sul da Colômbia a um aeroporto civil em Florência, a 370 quilômetros da capital, Bogotá.

Ele estava sorrindo, uniformizado e com aparência boa ao ser saudado por sua família no aeroporto.

Moncayo, agora com 32 anos, era um adolescente quando foi sequestrado por guerrilheiros que invadiram sua base de comunicações do Exército, em 1997, e o levaram à selva. Ele foi visto apenas algumas vezes em vídeos feitos pelas Farc durante seu sequestro.

"Após mais de 12 anos em cativeiro, o sargento Pablo Emilio Moncayo foi entregue nesta tarde", disse o CICV em comunicado.

A entrega de Moncayo aconteceu depois que a guerrilha, considerada uma organização terrorista pelos Estados Unidos e pela União Europeia, libertou no domingo o soldado Josué Daniel Calvo, sequestrado havia mais de 11 meses.

A emissora Telesur, sediada na Venezuela e que tinha uma câmera no local, mostrou imagens de Moncayo sorridente caminhando ao lado da senadora colombiana Piedad Córdoba, que viajou com o CICV e negociou outras libertações de reféns no passado.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, também já dialogou com as Farc sobre a libertação de sequestrados, mas autoridades colombianas dizem que os rebeldes das Farc se refugiam no país vizinho.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo