Aviões de guerra sobrevoaram Brega no domingo, na medida em que rebeldes combatiam as tropas leais ao líder Muammar Gaddafi na disputa pelo controle da cidade petrolífera no leste da Líbia, disseram os opositores.
Perto do portão oriental de Brega, uma localidade de baixa densidade populacional, aeronaves e o som de explosões e metralhadoras podiam ser ouvidos.
Uma fumaça preta apareceu mais a oeste e centenas de carros carregando rebeldes voluntários foram vistos. Mais tarde, meia dúzia de foguetes explodiu perto do portão.
"Aqueles aviões que sobrevoaram na noite passada não atingiram nada", afirmou o rebelde Osama Abdullah, sugerindo que a ausência de ataques era resultado da liderança da Otan das forças de coalizão.
Um ataque aéreo da coalizão ocidental matou 13 rebeldes na noite de sexta-feira perto do portão oriental de Brega. A liderança rebelde chamou o ataque de um erro infeliz e disse que ataques aéreos ainda eram necessários contra unidades mais bem armadas de Gaddafi.
Um amigo de Abdullah, que disse se chamar Youssef, disse que "nós precisamos de armas que possam combater os tanques e foguetes que Gaddafi tem".
Os comentários dos rebeldes voluntários perto do portão que marca o limite de Brega a leste sugeriram que as unidades anti-Gaddafi continuam combatendo as forças do governo nos arredores da universidade da cidade 15 quilômetros a oeste, sem qualquer resultado claro.