De Pio XI a Francisco

Rádio Vaticano conclui digitalização de arquivos dos Papas

Cerca de 8 mil fitas foram digitalizadas e estarão à disposição de pesquisadores e profissionais da comunicação

Da Redação, com Rádio Vaticano

Rádio Vaticano conclui digitalização de arquivos dos Papas

Papa Pio XI inaugurou a Rádio Vaticano em 1931 / Foto: Rádio Vaticano

A Rádio Vaticano completou a digitalização do arquivo sonoro pontifício, desde Pio XI, que fundou a emissora em 1931,  até o Papa Francisco. A iniciativa intitulada “a voz dos Papas” será apresentada em uma coletiva de imprensa na terça-feira, 1º de abril, na Sala Marconi, na Rádio Vaticano.

Entre as atribuições institucionais da Rádio Vaticano, está custodiar e gerenciar o arquivo sonoro pontifício, assegurando, no caso de uso por parte de terceiros, a proteção do caráter pastoral e a tutela dos direitos de propriedade intelectual.

A digitalização do arquivo, inserida no contexto da canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II,  em 27 de abril próximo, tem o objetivo de conservar o material sonoro, cuja integridade poderia ser prejudicada pelos meios de arquivamento. Ao mesmo tempo, permitirá arquivar as informações de áudio e de texto em maneira mais eficiente.

O novo sistema de arquivamento digital garantirá também, facilidade no uso por parte dos comunicadores e estudiosos. “A direção técnica da Rádio Vaticano finalizou a digitalização do arquivo sonoro pontifício que reproduz o conteúdo das 8 mil fitas e sistemas originais das atividades dos Papas, desde Pio XI até Francisco, passando por João XXIII e João Paulo II que serão canonizados em breve”, afirmou o diretor da Rádio Vaticano, Padre Federico Lombardi.

Na Coletiva de imprensa estarão presentes o Padre Federico Lombardi , o prefeito Emérito da Congregação para os Bispos, Cardeal Giovanni Battista Re, o vaticanista Gian Franco Svidercoschi, que acompanhou o Pontificado de João XXIII e o auxiliar de quarto do Papa João XXII e decano da antessala de João Paulo II, Guido Gusso, que falará de algumas recordações sobre os dois papas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo