A Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em parceria com a Universidade Suíça-Italiana, realizaram uma pesquisa sobre o uso que os sacerdotes fazem da internet em sua experiência ministerial. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, 31, na sede da Rádio Vaticano, em Roma.
Assista à reportagem
Os sacerdotes estão usando mais a internet como meio de evangelização e formação. Foi isso que os números demonstraram na pesquisa feita por esses professores. A iniciativa contou com o apoio da Congregação para o Clero.
De acordo com a pesquisa internacional, intitulada Picture (Priests’ ITC Use in their Religious Experience), que fez uma análise de como os sacerdotes fazem uso das novas tecnologias.
Dos 408.024 padres presentes no mundo, 94,7% têm acesso a internet. Entre os padres internautas, a maioria está na oceania: 98,7%. Os dados apontam ainda que 46% dos padres preparam as homilias com o auxílio da internet, 52,5% acreditam que a rede ajuda no processo de inculturação e 41,6% acham que ela contribui com a missão pastoral.
"O objetivo da pesquisa foi o de conhecer o que o sacerdote faz na rede. A motivação principal veio por ocasião do Ano Sacerdotal já que uma pesquisa científica sobre essa realidade nunca havia sido feita. Vendo o interesse da Igreja por isso, a começar da Jornada Mundial das Comunicações deste ano, resolvemos oferecer nossa contribuição para que todos pudessem conhecer isso", afirmou o idealizador da pesquisa, Dott. Daniel Arasa.
A pesquisa, que começou em novembro do ano passado, se tornou uma resposta ao apelo do Santo Padre que, na Jornada das Comunicações deste ano, disse que os sacerdotes devem sim usar os novos meios de comunicação para evangelizar.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com