No Vaticano

Publicadas atas do simpósio internacional sobre abusos sexuais

Foram publicadas as atas do Simpósio Internacional “Rumo à Cura e à Renovação”, realizado em fevereiro, em Roma, sobre os abusos sexuais contra menores. Os responsáveis pela publicação, de 305 páginas, são o Promotor de Justiça da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Charles J. Scicluna, e os jesuítas David J. Ayotte e Hans Zollner.

No prefácio, Dom Scicluna recorda a motivação do Simpósio: ajudar bispos, superiores religiosos e outras pessoas em cargos de responsabilidade a fazer um sincero exame de consciência e a estimular a renovação pessoal e eclesial.

“O simpósio não foi concebido como um evento isolado, mas como um importante passo adiante. Todos na Igreja devem promover um comportamento de perseverança e de empenho na aceitação da responsabilidade pelo passado e da colaboração por um futuro melhor.”

Dom Scicluna fala da amplitude do evento, que envolveu 220 pessoas provenientes dos cinco continentes. Recordando as principais etapas do Congresso, ele cita a mensagem de Bento XVI aos participantes, em especial a necessidade de instaurar em toda a Igreja uma cultura eficaz de proteção aos jovens e de apoio às vítimas.

Ele cita ainda alguns palestrantes, entre eles o brasileiro Padre Edenio Valle, verbita, que analisou as componentes sociológicas e culturais na avaliação e o modo de lidar publicamente com as violências sexuais.

Para Dom Scicluna, a criação de um centro para a proteção dos menores, com sede em Munique, pode ser considerada mais um passo adiante baseado no trabalho do Congresso.

“Os organizadores do simpósio e os responsáveis por este volume esperam que o debate favoreça uma maior determinação, transparência e consciência do dever de todos os católicos de enfrentar a difícil questão da violência sexual. Fazemos votos de que o volume possa ser uma fonte de inspiração e de encorajamento no caminho rumo à cura e à renovação.” (BF)

        

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo