Manifestantes entraram em confronto com a polícia em frente ao Palácio Nacional; polícia respondeu com bombas de fumaça e gás lacrimogênio
Da redação, com Reuters

Confrontos eclodem durante protesto na Cidade do México contra a segurança e a corrupção. / Foto: Reprodução Reuters
Um grande protesto contra a insegurança e a corrupção governamental tornou-se violento na Cidade do México neste sábado, 15, quando manifestantes entraram em confronto com a polícia de choque em frente ao Palácio Nacional.
Milhares de manifestantes marcharam do monumento ao Anjo da Independência por diversas ruas e avenidas até chegarem ao Zócalo, a principal praça da capital, onde fica o Palácio Nacional — residência e escritório da presidente Claudia Sheinbaum.
A tensão aumentou quando manifestantes mascarados derrubaram as barreiras metálicas que protegiam o palácio, levando a polícia de choque a responder com gás lacrimogêneo e bombas de fumaça. Os manifestantes empurraram e chutaram as cercas, enquanto alguns atiravam pedras contra os policiais.
A manifestação, organizada principalmente por grupos de jovens da Geração Z, reuniu cidadãos que protestavam contra casos específicos de violência, incluindo o assassinato do prefeito de Uruapan, Carlos Manzo. Os participantes, agitando bandeiras mexicanas, expressaram sua frustração com a deterioração das condições de segurança e a corrupção governamental.




