Santa Sé

Pronunciamento da Santa Sé sobre ordenação episcopal na China

Declaração da Santa Sé: Ordenação Epíscopal na diocese de Shantou (Provincia de Guangdong, China Continental)

Em relação a ordenação episcopal do Reverendo José Huang Bingzhang, que aconteceu no último dia 14 de julho, a Santa Sé declara:

1) O Reverendo José Huang Binzang, ordenado sem mandado pontifício e portanto, ilegitimamente, está incluído nas sanções previstas pelo canon 1382 do Código de Direito Canônico. De consequência, a Santa Sé não o reconhece como bispo da diocese de Shantou e ele está privo da autoridade de governar a comunidade católica diocesana. O Rev. Huang Bingzahang já havia sido informado há muito tempo que não poderia ser aprovado pela Santa Sé como candidato episcopal, tendo em vista que a diocese de Shantou já tem um bispo legítimo; inclusive, outras vezes foi pedido ao Rev. Hunag de não aceitar a ordenação episcopal.

2) Das varias fontes de informação, a Santa Sé sabia que alguns dos bispos, após serem procurados pelas autoridades civis, tinham manifestado a própria vontade de não participar de uma ordenação ilegitima, colocando em prática algumas formas de resistencia. Apesar disso, os bispos foram obrigados a participar. Em mérito da resistencia deles faz-se necessario relevar que tal ato permanece digno de mérito diante de Deus e suscita apreço em toda a Igreja. Tal apreço se estende também aos sacerdotes, às pessoas consagradas e aos fiéis que defenderam os próprios pastores, acompanhando-lhes neste momento dificil com a oração e partilhando com eles o mais íntimo sofrimento.

3) A Santa Sé reafirma o direito dos católicos chineses de poder agir livremente, seguindo a propria consciência e permanecendo fiéis ao Sucessor de Pedro e em comunhão com a Igreja Universal.

O Santo Padre, sabendo destes acontecimentos, mais uma vez se comove com a forma como vem sendo tratada a Igreja na China e deseja que os fiéis possam superar o mais rapido possível estas dificuldades.

Do Vaticano, 16 julho de 2011

Leia mais
.: China: Vaticano critica nova ordenação episcopal

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo