Foi divulgado hoje, o programa da viagem que Bento XVI realizará à Áustria, de 7 a 9 de setembro próximo, por ocasião dos 850 anos de fundação do santuário mariano de Mariazell.
O Papa partirá do aeroporto romano de Ciampino às 9h30 de sexta-feira, 7 de setembro, devendo chegar ao aeroporto internacional de Viena às 11h15, de onde se deslocará, por volta do meio-dia, em veículo panorâmico _ papamóvel _ até o centro da cidade, à Praça "Am Hof", onde se deterá para um momento de oração junto do monumento mariano ali existente. A seguir, fará uma saudação aos fiéis.
Logo depois, Bento XVI seguirá a Nunciatura Apostólica de Viena. No percurso, se deterá por uns momentos, junto do monumento às vítimas austríacas da Shoah (o holocausto dos judeus na II Guerra Mundial), na Praça dos Judeus, na capital austríaca.
À tarde, o pontífice irá ao Hofburg para uma visita de cortesia ao presidente da República. Seguir-se-á um encontro com outras autoridades austríacas e com o corpo diplomático acreditado em Viena, na grande Sala de Recepções do Hofburg, que culminará com um discurso do Santo Padre.
No sábado, 8 de setembro, Bento XVI partirá, às 8h15, de helicóptero, para o santuário mariano de Mariazell, aonde deverá chegar depois de uma de vôo. Às 10h30, no pátio em frente da basílica, o Santo Padre presidirá à celebração eucarística pelo 850º aniversário da criação do santuário.
Às 13h30, o Papa almoçará com os bispos da Conferência Episcopal Austríaca, juntamente com os cardeais e bispos da sua comitiva. Às 16h45, no interior da basílica, o pontífice presidirá à recitação das Vésperas, com os sacerdotes, religiosos e religiosas, diáconos e seminaristas, aos quais dirigirá a palavra. Ao final da tarde, regressará a Viena, de helicóptero.
No domingo, dia 9, em Viena, o Papa celebrará à Eucaristia, na famosa Catedral de Santo Estêvão, concluindo com a recitação do Ângelus, ao meio-dia, na praça diante da catedral.
À tarde, Bento XVI irá, de carro, à Abadia da Santa Cruz (Heiligencreuz), onde fará um discurso, seguindo depois, para a famosa sala de concertos de Viena _ Wiener Konzerthaus _ para um encontro com o mundo do voluntariado.
O retorno a Roma está previsto para a 19h45, com chegada ao aeroporto romano por volta das 21h30.