Novos detalhes

Programa completo para beatificação de JPII é divulgado

O Vaticano divulgou nesta terça-feira, 5, o programa completo e os detalhes da vigília e da cerimônia de  beatificação de João Paulo II.

Vigília

Durante a abertura da vigília na noite do sábado, 30, realizada no Circo Máximo, em Roma, das 20h às 22h30 (horário de Roma) serão relembrados os principais momentos da vida e as palavras do saudoso Papa polonês.

Acesse
.: Editoria especial sobre beatificação de João Paulo II


A vigília será acompanhada pelo Coral da Diocese de Roma e pela Orquestra do Conservatório de Santa Cecília, regida pelo monsenhor Marco Frisina.

Depois da solene procissão que levará a imagem de Maria Salus Populi Romani, serão apresentados alguns testemunhos de colaboradores próximos a Karol Wojtyla: Joaquín Navarro-Valls, Cardeal Stanisław Dziwisz, e Marie Simon-Pierre, agraciada pelo milagre que abriu o processo de beatificação.

Ao fim desta primeira parte, serão recitados os Mistérios Luminosos do santo Rosário em conexão com cinco santuários marianos em diferentes pontos do planeta:  Santuário de Łagniewniki, em Cracóvia, Polônia; Santuário de Kawekamo, em Bugando, Tanzânia; Santuário de Notre Dame do Líbano, em Harissa; Basílica de Santa Maria de Guadalupe, na Cidade do México; e Santuário de Fátima, em Portugal.  

Cada um dos mistérios do Rosário será ligado a uma intenção: pelos jovens; pela família; pela evangelização, pela esperança e paz aos povos; e pela Igreja, respectivamente.  

Na segunda parte da vigília, será apresentado o hino de beatificação de João Paulo II, intitulado “Abram as portas a Cristo”, em seguida, o vigário da Diocese de Roma, Agostino Vallini apresentará uma síntese da personalidade espiritual e pastoral do beato.  

No final, haverá uma conexão em vídeo com o Papa Bento XVI, direto do Palácio Apostólico, que fará a oração de conclusão e dará a benção apostólica a todos os participantes.

Missa de beatificação

No Domingo da Oitava da Páscoa (ou da Divina Misericórdia), 1º de maio, será realizada a celebração presidida pelo Papa Bento XVI, às 10h (horário de Roma) na Praça de São Pedro.

A Santa Missa também será animada pelo Coral da Diocese de Roma e pela Orquestra do Conservatório de Santa Cecília.

Missa em Ação de Graças

Já na segunda-feira, 2 de maio, haverá a primeira Missa em Ação de Graças pelo novo beato, presidida pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, na Praça de São Pedro, às 10h30 (horário de Roma).

A animação musical ficará sob a responsabilidade do Coral da Diocese de Roma com a participação do Coral de Valsária e da Orquestra Sinfônica de Wadowice (cidade natal do Papa).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo