window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Vídeo

Procissão do Senhor dos Passos atrai fiéis de todo mundo

Em Portugal, uma festa que começou em 1619 atrai fiéis e turistas de diversas partes do mundo para uma cidade chamada Nazaré. É a procissão do Senhor dos Passos, um dos mais importantes acontecimentos religiosos da região, onde há uma imagem que, segundo a tradição, foi trazida de Nazaré da Galiléia, na Terra Santa.

A cidade de Nazaré nasceu do recuo do mar e do assoreamento progressivo da praia, durante o século XVII, começando a ser conhecida e frequentada como praia de banho apenas em meados do século XIX.

É normal ver as nazarenas, mulheres de Nazaré, vestidas com sete saias. As sete saias fazem parte da tradição. Diz o povo que representam as sete virtudes, os sete dias da semana, as sete cores do arco-íris, as sete ondas do mar, entre outras atribuições bíblicas.   

No período quaresmal, a cidade se volta para a Igreja da Misericórdia para a tão famosa festa do Senhor dos Passos. A celebração inicia-se com a Santa Missa e, depois, segue em procissão pelas ruas da cidade. Momento forte da procissão é quando a imagem do Cristo se econtra com a sua mãe, representada pela imagem de Nossa Senhora das Dores. Aqui se faz uma pausa, uma reflexão sobre os pecados da humanidade.

A procissão é composta por vários elementos: os soldados, a confraria do Senhor do Passos, as mulheres piedosas, entre outros. São quase cinco horas de caminhada pelas belas ruas de Nazaré, seguida de cantos fúnebres.

Os trajes que vestem o Cristo são trocados anualmente, sempre oferecidos pelas mulheres de Nazaré, que capricham nos bordados e tecidos. A procissão segue o seu cortejo até a Igreja de Nazaré, famosa por ser palco de um milagre e por acolher em seu interior uma imgem de Nossa Senhora vinda da cidade de Nazaré, da Galiléia.     

Ali, o Cristo crucificado é descido da cruz e entregue à sua mãe. Toda a cerimônia encerra com a meditação do amor de Cristo, que vai até as últimas consequências por amor à humanidade.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo